Escola do Legislativo

José Camargo falará sobre doação de órgãos nesta terça

Médico da Santa Casa de Porto Alegre foi pioneiro em transplantes de pulmão na América Latina.

A necessidade de conversar com a família sobre o desejo de doar órgãos é um dos assuntos que será enfocado pelo médico José Camargo, em palestra a ser proferida na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta terça-feira (29/11). Promovida pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, com o apoio da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta, que mantém o projeto Cultura Doadora, a conferência sobre doação de órgãos é aberta ao público e terá por local o Teatro Glênio Peres, da Câmara, com início previsto para às 10 horas.

Natural de Vacaria, José de Jesus Peixoto Camargo foi pioneiro em transplante de pulmão na América Latina e no Brasil, tendo realizado o primeiro transplante deste tipo em 1984. Realizou também o primeiro transplante duplo de pulmão do Brasil, idealizou e dirige o Centro de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e é diretor de Cirurgia Torácica no Pavilhão Pereira Filho. É ainda autor de centenas de publicações cientificas e já proferiu mais de 900 conferências em 22 países.

Saúde e meio ambiente

Entre as atividades realizadas neste ano, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli teve ênfase em ações voltadas à saúde e ao meio ambiente. Em abril, a médica Rosa Harzeim, do ambulatório da Câmara Municipal, falou aos servidores sobre a Gripe H1N1, sugerindo formas de cuidados e proteção contra esta doença. Em junho, equipe da Samu fez palestra, com demonstrações práticas, sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros.

Já em outubro e novembro, como campanhas de prevenção ao câncer de mama (Rosa) e próstata (Azul), foram proferidas palestras que versaram sobre abordagem com familiares a respeito do diagnóstico de câncer, nutrição e atividades físicas preventivas e direitos legais aos portadores dessa e de outras doenças. Entre junho e julho, o meio ambiente foi destaque com as palestras: Gabinete Lixo Zero, 5S e 3R e Sustentabilidade no Ambiente de Trabalho.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)