HOMENAGEM

Lauro Quadros recebe Comenda Porto do Sol no dia em que comemora 80 anos

  • Período de Comunicações em homenagem ao jornalista Lauro José de Quadros, com a outorga da Comenda Porto do Sol. Na foto, o homenageado
    Lauro Quadros completa 80 anos de vida nesta quinta-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem ao jornalista Lauro José de Quadros, com a outorga da Comenda Porto do Sol. Na foto, vereador Hamilton Sossmeier, proponente
    Vereador Hamilton Sossmeier (PSC) propôs a homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O jornalista Lauro Quadros recebeu da Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA), nesta quinta-feira (19/9) em que comemora 80 anos, a Comenda Porto do Sol, proposta pelo vereador Hamilton Sossmeier (PSC). Sob o comando da presidente do Legislativo, vereadora Mônica Leal (PP), a cerimônia contou com a presença da esposa de Lauro, Maria Helena Quadros; de seus filhos, netos e sobrinhos; da fundadora do Instituto do Câncer Infantil (ICI), Sílvia Foster; e dos representantes do Grupo RBS, Cézar Freitas e Antônio Donadio. 

“Ele tem um estilo marcante e vivo em nossas mentes e corações”, enfatizou Sossmeier ao introduzir a “justa e merecida homenagem ao grande jornalista do estado: Lauro Quadros”. Na oportunidade, o parlamentar reforçou os 55 anos de profissão do jornalista, aposentado há cinco, que, segundo ele, “sempre teve uma conduta ética e carismática, nos impactando positivamente”. Além disso, Sossmeier também destacou a conduta humana de Quadros, "o altruísmo dele", ao falar da sua atuação efetiva no ICI. 

Homenageado

Com o seu jeito característico e brincalhão, Lauro Quadros agradeceu e disse se sentir tocado pela homenagem. Mencionou estar fazendo “80 anos com um corpinho de 90” ao ressaltar que com ele não tem “frescura, formalidade e nem a liturgia do Vossa Excelência”. Na tribuna, rememorou o tempo em que foi vereador na CMPA, em 1966, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). E afirmou o seu envolvimento com o ICI que, em muitas situações, acaba fazendo do instituto a sua família e deixando a sua família de sangue por último. Agradeceu ainda aos filhos e netos, que vieram dos Estados Unidos e Argentina para comemorar seu aniversário. 

Vereadores

Durante a solenidade, vereadores e vereadoras ratificaram a homenagem que, conforme Sossmeier, foi aprovada por unanimidade na CMPA:

O vereador João Bosco Vaz (PDT) narrou histórias do tempo em que conviveu com Lauro na Caldas Júnior e, depois, na RBS. Sublinhou que, quando as pessoas “lembram da atuação do Lauro como jornalista, também recordam que nele há um apresentador e um comunicador, porque ele tem conteúdo. Sabe como poucos”. Ao se dirigir ao homenageado como “Laurinho”, Bosco enfatizou o recebimento da homenagem “não apenas pelos 36 vereadores, mas pelos 1,4 milhão de porto-alegrenses que nós representamos”. 

Roberto Robaina (PSol) defendeu o momento como “uma das homenagens mais fortes que tivemos esse ano na Câmara”. A justificativa desse posicionamento, para o psolista, é “porque a biografia do Lauro tem força”. Assim como o colega Bosco, Robaina comentou o passado. Salientou que foi por meio da ajuda de Lauro Quadros que ele conseguiu se disciplinar e ter postura. “Convivi pouco com ele, mas tive a honra de ir em debates que o Lauro era o mediador e comandava polêmicas com ordem”, expressou o parlamentar.

“Conheci o Lauro em uma posição muito diferente da de vocês todos. Foi ainda muito jovem e vereador pelo meu partido do coração, a extinta União Democrática Nacional”, rememorou Reginaldo Pujol (DEM). A partir daí, Pujol saudou o brilhantismo de Lauro. Tanto pelo fato de ele ter sido jornalista e comunicador, quanto pela posição de cidadão. “Um homem íntegro, grande chefe de família, amigo e sensível à realidade social de seu país”, salientou Pujol. 

A vereadora Mônica Leal (PP) encerrou a cerimônia parabenizando Lauro Quadros pelo aniversário e reafirmando o merecimento da homenagem. Descreveu o lado humanitário e de visão do jornalista que, de acordo com ela, “uniu esforços para o Instituto do Câncer Infantil” e, ainda assim, exerceu a sua profissão “com postura isenta e democrática”. Mônica citou a maneira de Lauro trabalhar: “Um jeito brincalhão, com expressões descontraídas e inteligentes”. Para ela, “o Lauro de hoje, mesmo fora dos microfones e do rádio, continua comandante das principais pautas e um formador de opinião”, concluiu a parlamentar.

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)