Plenário

Legislativo da Capital comemora 50 anos do Teatro de Arena

Data foi lembrada na sessão desta segunda-feira na Câmara Municipal de Porto Alegre

  • Homenagem aos 50 anos do Teatro de Arena. Na foto, o diretor do teatro, Clovis Rocha (e), o vereador Cássio Trogildo, o vice-presidente da Associação de Amigos do Teatro de Arena, Hamilton Braga e o ex-governador do Estado Olívio Dutra (d).
    Rocha (e), vereador Cássio Trogildo, Braga e o ex-governador ex-prefeito Olívio Dutra (d) que esteve presente na homenagem (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Homenagem aos 50 anos do Teatro de Arena. Na foto, a vereadora Sofia Cavedon.
    Sofia Cavedon destacou fatos da história do Arena, ao falar durante a homenagem (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

O transcurso do 50º aniversário do Teatro de Arena de Porto Alegre foi destacado no período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (30/10), na Câmara Municipal da Capital. A homenagem, proposta pela vereadora Sofia Cavendon (PT), foi acompanhada no Plenário Otávio Rocha por Hamilton Braga, vice-presidente da Associação de Amigos do Teatro de Arena, e Clóvis Rocha, diretor do Teatro de Arena e do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN). Tanto Braga quanto Rocha destacaram a importância da lembrança devido a relevância histórica desse espaço cultural para a política e as artes da Cidade, do Estado e do País.

Braga, em sua manifestação, destacou o grupo de fundadores do teatro, composto por Jairo de Andrade, Alba Rosa, Araci Esteves, Câncio Vargas e Hamilton Braga. Ele igualmente estendeu sua homenagem ao ator Ludoval Campos: "importante nos primeiros anos do Arena". O vice-presidente citou ainda a importância desse local na atualidade, "atuando contra a barbárie em prol da arte e da cultura", e falou sobre o período inicial, quando funcionava sem ajuda governamental. "É significativo receber uma homenagem da Câmara, que é uma casa marcada com a atividade artística”, agradeceu.

Rocha citou a oportunidade de desenvolver projeto de reconstrução do local: “Quero deixar algo de concreto para o Teatro e para o Centro de Pesquisa Sônia Duro”, afirmou. Ele classificou o Arena como uma das mais importantes heranças cênicas do país, com grande acervo material e imaterial, "servindo como lembrança histórica dos momentos difíceis desse país e dos que sofreram com isso". Destacou, também, recente programação, que incluiu a Semana da Mulher, o Brique Cênico e as semanas do Teatro, da Dança e do Folclore, além do Festival 50 anos de Arena. Dentre as demais conquistas na atualidade, Rocha deu importância a prêmio de pesquisa e montagem conquistado, que proporcionou a reforma do espaço e a elaboração de um projeto arquitetônico. 

“Estamos fazendo a construção do possível, com ótimas perspectivas; o apoio da Associação dos Amigos do Teatro da Arena, da associação dos funcionários e dos artistas é o que faz o Teatro ser o que é”, contou ainda Rocha. "O mérito de o Arena ser conhecido como um espaço política e culturalmente engajado é dos artistas" finalizou ele.

Personalidades

Para Sofia Cavedon (PT), o Teatro de Arena contribuiu essencialmente para a cultura de Porto Alegre. A vereadora afirmou ser lá o local onde as mais diferentes facetas da arte e atores construíram história. Ela destacou também o ano de 1967, quando o teatro foi fundado no período da Ditadura Militar, se caracterizando pela atuação não só artística, mas também política. De acordo com Cavedon, o espaço cultural recebeu diversas personalidades não só da cultura local, mas também da América Latina, assim como novas concepções cênicas. “Foi uma escola para jovens artistas em formação e um marco fundamental para que a cultura tivesse a pujança que tem hoje”. A vereadora ainda disse se orgulhar do teatro e afirmou ser preciso dar reconhecimento da importância do trabalho artístico que se construiu ao longo dos anos. 

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
           Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)