Plenário

Legislativo da capital tem novos blocos partidários

Agrupamentos partidários foram anunciados ao plenário nesta quinta-feira

Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal
Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, em sua formação política, conta com novos blocos partidários a partir desta quinta-feira (29/8). Conforme anunciado ao plenário no início da sessão ordinária desta tarde, estão criados dois novos blocos e alterada a composição de um já existente, além de ser mantido outro. No total, atualmente 16 partidos políticos têm bancadas no Legislativo porto-alegrense. 

Além de afinidades na atuação política, o agrupamento de partidos em blocos é regimentalmente considerado, por exemplo, para a composição de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) ou para a formação de uma comissão especial. Conforme o Regimento Interno da Casa, nestas comissões, o número de integrantes deverá observar a proporcionalidade partidária ou de bloco partidário.

Composição de Blocos Partidários:

BLOCO I - Republicanos (REP), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Solidariedade (SD) e Partido Republicano da Ordem Social (Prós).

BLOCO II - Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

BLOCO III - Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Rede Sustentabilidade (Rede) e Partido Social Cristão (PSC). (bloco que altera composição anterior)

BLOCO IV - Permanece o bloco já existente formado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSol).

Além dos partidos acima citados, também têm bancada na Câmara Municipal da capital o Partido Progressista (PP), o Partido Social Democrático (PSD), o Novo, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), e o Democratas (DEM).

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)