Comunicações

Legislativo destaca 50 anos do Colégio Santa Dorotéia

Diretora do Santa Dorotéia, Irmã Maria Luísa agradeceu homenagem Foto: tonico alvares
Diretora do Santa Dorotéia, Irmã Maria Luísa agradeceu homenagem Foto: tonico alvares

O Colégio Santa Dorotéia foi homenageado nesta quinta-feira (3/5) pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A instituição de ensino, localizada na rua Alberto Silva, zona Norte da cidade, está completando 50 anos de fundação no próximo dia 24 de maio. A cerimônia foi proposta pelo vereador Ervino Besson (PDT).

Ervino fez um histórico da fundação da escola. Lembrou que o primeiro prédio da instituição, de madeira, foi doado pelo então prefeito Leonel Brizola. Revelou que a instituição possui atualmente 1,6 mil alunos. "A educação do colégio é tida como um instrumento de transformação da sociedade. Por isso, nada mais justo do que receber o reconhecimento desta Casa", afirmou, parabenizando o Santa Dorotéia pelo que representa para a educação de Porto Alegre.

Elói Guimarães (PTB) lembrou que dois de seus filhos estudaram na escola. "Lá tiveram a base para cursar uma universidade e enfrentar os desafios da vida. É uma instituição que goza de reputação indiscutível em matéria de ensino." Newton Braga Rosa (PP) observou que a educação é a base de uma sociedade. Professor universitário e filho de professor, o vereador destacou que de cada seis pessoas que se movem na escala social, cinco sobem. "E esta mobilidade só é possível com a educação."

A diretora do colégio, irmã Maria Luísa de Moraes Moura, disse que sente orgulho por dirigir a instituição, mas que se orgulha ainda mais por ser uma educadora. Agradeceu aos vereadores pela homenagem e também à família Marconatto, que por dois anos emprestou um prédio de sua propriedade para o início das atividades da instituição. "Só vencemos porque tudo o que fazemos, procuramos fazer com amor. O amor é a matéria-prima que nunca falhou nesta missão de educar."

A escola integra as Comunidades Educativas, fundadas e mantidas pelas Irmãs de Santa Dorotéia do Brasil, e oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A instituição atualmente possui uma ampla infra-estrutura, que inclui laborátórios de física, informática e matemática, auditório para mais de 300 pessoas e ginásio de esportes com capacidade para duas mil pessoas. O objetivo da escola é atender uma clientela que valoriza a educação baseada em princípios e valores cristãos.

A homenagem contou com a presença de pais, alunos e professores do Santa Dorotéia, do vice-presidente da Fecomércio, José Alceu Marconatto, e do bispo emérito de Porto Alegre, dom Antônio Cheuiche.
 
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)