Mobilidade Urbana

Legislativo lança Frente Parlamentar para melhoria do trânsito

Iniciativa do vereador João Carlos Nedel (PP) pretende debater soluções para problemas de mobilidade

Discussão sobre o projeto de lei que estabelece regras para a realização de feiras que visem à comercialização de mercadorias no varejo no Município de Porto Alegre. Na foto: Vereador João Carlos Nedel
Vereador João Carlos Nedel (PP) presidirá a nova Frente (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou, na tarde desta terça-feira (24/5), a Frente Parlamentar para Melhoria do Trânsito na Capital. A iniciativa é do vereador João Carlos Nedel (PP). O ato foi coordenado pelo presidente do Legislativo, vereador Cassio Trogildo (PTB), e contou com a presença do vereador Mendes Ribeiro (PMDB) e de representantes de órgãos e entidades ligadas ao setor, como a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Sindicato de Transportes de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

De acordo com Nedel, que na condição de autor presidirá a Frente Parlamentar, é notória a necessidade de que o trânsito em Porto Alegre deva melhorar. Para ele, existem alguns pontos que se destacam, como a necessidade de agilização das obras de acesso ao Porto Seco e a duplicação de estradas e avenidas, como a Vicente Montegia, a Edgar Pires de Castro e a Coronel Marcos, na Zona Sul, que se tornaram insuficientes diante do aumento da frota nos últimos anos.

Nedel destacou que a cidade dispõe de um plano de mobilidade bem elaborado, mas que os seus objetivos só serão alcançados com “boa vontade e interesse”. Segundo ele, é preciso adotar uma visão sistêmica e de otimização de recursos “existentes e possíveis”. O vereador afirmou que irá convocar as entidades, órgãos públicos, universidades e demais interessados em trazer seus questionamentos, “mas acima disso apresentar propostas para a melhoria do trânsito”.

Para o secretário em exercício de Mobilidade Urbana, Marcelo Soletti de Oliveira, a Frente Parlamentar terá um primeiro desafio importante ao debater o projeto do Plano de Mobilidade Urbana que está tramitando no Legislativo. “Esperamos contar com os vereadores para, juntos, avançarmos nessa luta diária, especialmente na obtenção de recursos”, destacou.

Conforme o vice-presidente de Logística do Setcergs, Frank Edward Cranston Woodhead, a parceria com a EPTC existe e está sob controle, especialmente nos bairros Centro Histórico, Moinhos de Vento e Cidade Baixa. “Mas é preciso que todos façam a sua parte, transportadores, motoristas particulares, bem como pedestres e ciclistas, que igualmente necessitam de maior educação para o trânsito”, disse.

Rui Pires, engenheiro da Metroplan, disse que o órgão é parceiro. Citou campanhas como o Maio Amarelo, que está em curso, com palestras sobre trânsito seguro e que já extrapola as fronteiras da Fundação, sendo realizada em empresas de ônibus, em conjunto com a Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM).

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)