Presidência

Legislativo prestigia lançamento da 239º Feira do Peixe

Evento ocorreu na Colônia de Pescadores Z-5 na Ilha da Pintada.

  • O presidente em exercício, Reginaldo Pujol, participa  da Festa de Lançamento da Feira do Peixe das Ilhas /2019. A prefeita em exercício, Mônica Leal, também compareceu a cerimônia.
    Vereador Pujol (ao microfone), ao lado da vereadora Mônica Leal e outras autoridades (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • O presidente em exercício, Reginaldo Pujol, participa  da Festa de Lançamento da Feira do Peixe das Ilhas /2019.
    Festa teve almoço preparado pelos moradores da Ilha da Pintada (Foto: Giulia Secco/CMPA)

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Reginaldo Pujol (DEM), participou neste domingo (8/4) do lançamento da 239º Feira do Peixe. O tradicional evento da cidade terá sua abertura oficial no dia 16, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, prosseguindo até o dia 19. No mesmo período também serão realizadas a 17ª Feira do Peixe da Restinga e a 8ª Feira do Peixe do Extremo Sul, no Bairro Belém Novo. Também prestigiaram a festividade os vereadores Nelcir Tessaro (DEM) e Mauro Zacher (PDT), além da vereadora Mônica Leal (PP), que ocupava na oportunidade o cargo de prefeito municipal, entre outras autoridades.

A Feira do Peixe teve sua primeira edição oito anos depois da fundação da cidade, em 1772. Atualmente, mais de 250 famílias de pescadores se envolvem diretamente na sua realização. Os peixes mais procurados são tilápia, merluza, tainha, abrótea, corvina e anchova. Na edição de 2018, mais de 700 mil pessoas passaram pelos três pontos de venda e movimentaram cerca de 407 toneladas de pescados – com um valor equivalente a R$ 5,6 milhões. O propósito da festa é fomentar a cadeia produtiva da piscicultura, bem como das demais atividades agrícolas desenvolvidas, além de apresentar o potencial do município no setor de comércio, indústria e serviços.

Assessoria de Imprensa CMPA

 

Tópicos:Colônia de PescadoresIlha da PintadaFeira do Peixe