Presidência

Legislativo prestigia posse de Nadine Anflor na Polícia Civil

Delegada é a primeira mulher a chefiar a corporação

  • Cerimônia de Posse da Chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, Delegada de Polícia Nadine Tagliari Farias Anflor. Na foto, ao microfone, a delegada Nadine Tagliari Farias Anflor.
    Cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira no Palácio da Polícia (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Cerimônia de Posse da Chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, Delegada de Polícia Nadine Tagliari Farias Anflor.
    Vereadora Mônica Leal prestigiou posse na Chefia de Polícia (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Indicada pelo governador Eduardo Leite, a delegada Nadine Farias Anflor tomou posse na tarde desta terça-feira (8/1) na chefia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Destacada como um marco histórico para a memória gaúcha, por ser a primeira mulher a ocupar este cargo, a cerimônia ocorreu na sede do Palácio da Polícia do RS com a presença de autoridades locais, entre as quais a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), que também assumiu o cargo neste ano.

"A posse da delegada Nadine como a primeira chefe de Polícia do Rio Grande do Sul exalta e demonstra a vez e a participação da mulher em toda a sociedade, incluindo a tão importante e desafiante segurança pública", destacou Mônica ao lembrar ser esta uma corporação predominantemente masculina. 

"A vida é feita de constantes desafios desde a concepção do ser humano", disse Nadine. A nova chefe da Polícia também ressaltou a caminhada da figura feminina: "Quase sempre às mulheres foram atribuídas somente atividades domésticas, cuidados dos filhos, do marido e da casa". "Felizmente estamos em uma época que os conceitos mudaram. Hoje homens e mulheres têm igualdade", enfatizou. No ato, ela lembrou um dos chefes de Polícia, o ex-vereador e ex-deputado estadual, Pedro Américo Leal, pai da presidente Mônica. 

Governador

O governador Eduardo Leite saudou as mulheres que estão ocupando espaços de poder, tanto a delegada Nadine, quanto a vereadora Mônica. "É momento de celebrar a posse de uma mulher", afirmou Leite. "Respeito e diversidade têm de ser valores sociais", corroborou. Ele, contudo, deixou claro que a "delegada Nadine não ocupa a função por ser mulher, mas pela capacidade dela, pela trajetória e competência".  

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos: Chefe de PolíciaPossePolícia Civil RS