Plenário

Líder comunitária do Bairro Farrapos pode dar seu nome à rua na região

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Airto Ferronato.
Vereador Airto Ferronato (PSB) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador Airto Ferronato (PSB) que denomina Rua Doraci da Silva Theobald o logradouro não cadastrado conhecido como Rua Dois – Loteamento Liberdade Mário Quintana –, localizado no Bairro Farrapos. De acordo com o projeto, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Dona Tita.

Dona Tita, como era conhecida, nasceu no dia 1º de março de 1942, na cidade de Cerro Largo (RS), e mudou-se para Porto Alegre em 1976. Seu primeiro endereço em Porto Alegre foi a Rua Dona Teodora, no Bairro Navegantes, onde morava de aluguel. Durante os dois primeiros anos, residindo em Porto Alegre, Dona Tita trabalhou na Rodoxis Lanches, na rodoviária da capital.

“Enfrentando dificuldades financeiras para sustentar seus filhos, Dona Tita teve que lutar contra a depressão quando seu filho caçula sofreu um acidente em que perdeu os dedos da mão em uma máquina de moer carne. Recuperada do episódio depressivo, ela decidiu mudar de profissão, comprou uma casa na Vila Areia, onde residiu por 25 anos, e abriu um armazém conhecido como Bar da Tita. O bar se tornou uma referência no bairro, com a visibilidade Dona Tita começou a se engajar nas causas da comunidade, tornando-se uma liderança”, relata Ferronato.

No ano de 1995, a Vila Areia se tornou o Loteamento Liberdade Mario Quintana. Dona Tita continuou seu trabalho comunitário, promovendo bailes para arrecadar fundos para Associação de Moradores do Bairro Mário Quintana. Dona Tita era uma referência nas lutas comunitárias. Doraci faleceu no dia 11 de outubro de 2004.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)