Sessão solene

Luiz Braz recebe título de Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Antônio Luiz Braz.
    Luiz Braz recebe diploma entregue por Pujol (d) e Trogildo
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Antônio Luiz Braz. Na foto: o homenageado falando na tribuna.
    Luiz Braz recordou sua trajetória como radialista e político

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou na noite desta terça-feira (29/10), em Sessão Solene presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM) e realizada no plenário Otávio Rocha, o título de Cidadão de Porto Alegre ao ex-vereador Luiz Braz. A iniciativa do ex-vereador Mário Manfro, aprovada pelo conjunto dos parlamentes em 19 de dezembro de 2016, foi encampada pelo vereador Cassio Trogildo (PTB), proponente do ato de outorga.

Ao falar, Trogildo destacou a ausência do autor da lei que concedeu o título, por motivos de saúde da esposa, assim como justificou a falta de outras lideranças do PTB, entre as quais o ex-senador e colega radialista Sérgio Zambiazi, que enviaram abraços fraternos ao homenageado. O petebista ressaltou o histórico pessoal e profissional de Braz na área de comunicação e como político, lembrando sua contribuição para o desenvolvimento da cidade que escolheu para viver, motivo pelo qual era merecedor da concessão do título.

Trogildo lembrou que, atualmente, Braz dirige e edita a marca Comando da Cidade, que em seu site, jornal, blog e programa de televisão produz informações de qualidade e presta um excelente serviço aos cidadãos de Porto Alegre. Lamentou que, das tantas coisas que gostaria de ter feito e não pode, uma delas foi não ter sido colega de Luiz Braz na Câmara. "Mas a convivência que tenho tido com ele nos cafés, que hoje tomamos com frequência, tem suprido um pouco dessa falta”, disse.

Por fim, o vereador líder do PTB ressaltou o retorno de Braz ao partido e que a presença dele irá qualificar o conselho que ajudou a criar. Disse, também, acreditar que muito ainda está reservado por Deus a Braz. “Quem sabe o seu retorno ao Parlamento da cidade em 2021”, indagou aos presentes.

Ao também fazer uso da tribuna, Pujol valorizou a criação do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, projeto de Braz, e antecipou que, se for eleito presidente da Casa no próximo ano, irá restabelecer a função consultiva que por muito tempo contribuiu no debate dos projetos apresentados à cidade. E lembrou pautas importantes como a construção do Plano Diretor que, com a participação efetiva de Braz na produção de consensos, permitiu a evolução urbana da capital gaúcha.

Representando o governador Eduardo Leite, a secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, lembrou o incentivo recebido de Braz para que seguisse na luta em defesa da causa animal. Em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Sebastião Melo disse que, não fossem as qualidades e virtudes na vida pública de Braz, a população não o teria reeleito por sete mandatos. 

Ao destacar a honraria recebida, Braz falou das dificuldades e oportunidades do jovem que saiu de Ribeirão Preto (SP), passou por Uberaba (MG), Florianópolis e chegou a Porto Alegre para consolidar carreira no jornalismo e na política. Citou nomes como o de Dilamar Machado, Maurício Sirotsky Sobrinho e Otávio Gadret, que lhe ajudaram a impulsionar a carreira em Porto Alegre, assim como Jussara Gauto, Rubens Thomé e Ibsen Pinheiro pelo incentivo ao início da vida pública.

Braz agradeceu aos amigos Pujol, Cassio e Manfro e a todos os parlamentares que aprovaram a proposta e ressaltou que “após 30 anos de mandato, passando por quatro partidos, PMDB, PTB, DEM e PSDB, “hoje, matei a saudade de falar nesta tribuna”. Salientou que nada teria sido possível não fosse a sua equipe de colaboradores e o apoio da família, sempre presente em suas campanhas. E fez referência aos 32 anos de existência do Show do Quilo, evento que arrecadou muito alimento destinado a instituições carentes, especialmente para crianças e idosos.

Falou de feitos como parlamentar, como o projeto que originou a hoje conhecida Área Azul, e avanços nos dois períodos em que foi presidente, como a instalação da cerca no entorno do prédio da Câmara e do primeiro painel eletrônico de votação. Finalizou seu agradecimento elogiando a qualidade do corpo de servidores do Legislativo de Porto Alegre e que divide a homenagem recebida com todos os amigos, considerando a amizade o combustível para viver ainda com mais vigor, “na certeza de que a caminhada não terminou”. Além de Cassio, Pujol, Regina e Melo, o deputado estadual Fábio Branco (MDB) e representantes de diversas instituições públicas e privadas prestigiaram a sessão solene. Na mesa, a esposa Mara Melgar representou a família do homenageado, também entre as presenças de filhos e netos, que juntamente com amigos estiveram no Plenário Otávio Rocha na noite desta terça-feira.

Quem é Luiz Braz

Paulista, de Ribeirão Preto (SP), nascido em 1º de dezembro de 1946, Luiz Braz é filho de Catarina Musse Dias Braz e Antônio Geraldo Braz, casado com Mara Cecília, tem os filhos Junior, Rodrigo, Daniela, Luciano, Lucas, Patrick e Marlon e as netas Isabelle, Luísa, Giovanna e Pedro.

Jornalista, advogado e pós-graduado em direito tributário, Luiz Braz é também radialista desde os 13 anos de idade, tendo se destacado como apresentador de sucesso em Florianópolis, Santa Catarina. Veio para Porto Alegre em 1975. Criou os programas Comando Geral, na Rádio Caiçara, e Comando Maior, na Rádio Farroupilha, e conseguiu manter essas emissoras em primeiro lugar de audiência enquanto lá esteve, com um trabalho direcionado às camadas sociais mais carentes.

Desde 1981, está à frente do “Show do Quilo”, campanha para angariar alimentos a serem destinados à população de baixa renda, em parceria com associações e entidades assistenciais de Porto Alegre, quando várias toneladas de alimentos são arrecadadas em benefício dos mais pobres.

Como parlamentar, Braz é autor de projetos que originaram diversas leis, como a que determinou o plantio de árvores frutíferas em logradouros públicos, a que diminuiu a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza para representantes comerciais, a que criou a chamada área azul, e da criação do Conselho de Cidadãos de Porto Alegre, entre centenas de outros que tramitaram pela Câmara, durante um período de 30 anos.

O ex-vereador presidiu a Câmara em 1994 e em 1998, oportunidades em que, mesmo enfrentando antagonismos, comandou a realização de obras extremamente importantes para o Legislativo. "Nessas gestões, ocorreram o cercamento da Casa, o desenvolvimento das obras de modernização do novo Plenário Otávio Rocha, a colocação do primeiro painel eletrônico de votação, as obras de acabamento externo, conforme o projeto original e a colocação do primeiro sistema de ar condicionado na ala em que está situado o plenário principal."

Entre seus feitos, Braz conseguiu reintroduzir na Casa a discussão sobre a iniciativa do Legislativo de propor projetos contendo matéria financeira e tributária, responsabilidade da qual, durante um bom tempo, o nosso Legislativo se esquivou. Hoje, todos reconhecem que, respeitando as normas estabelecidas pela Constituição Federal, o vereador pode ter iniciativa nessas áreas.

Texto

Milton Gerson (reg. prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Cidadão de Porto AlegreradialistaLuiz Braz