Plenário

Mães recebem homenagem da Câmara Municipal

  • Período de Comunicações em homenagem aos Dia das Mães.
    Maria Inês Schultz, da ACM, destacou na tribuna do Plenário Otávio Rocha a trajetória da entidade (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem aos Dia das Mães.
    Vereadora Mônica Leal com as convidadas à homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o período de Comunicações, da sessão ordinária desta quinta-feira (9/5), em homenagem ao transcurso do Dia das Mães, celebrado em 12 de maio. Ao fazer a saudação, a presidente do Legislativo da capital, vereadora Mônica Leal (PP), disse que a data se estabelece como um momento a mais para "demonstrarmos nosso amor e gratidão àquela que nos gerou e criou, àquela que divide sua existência com o ato de dedicar-se ao outro, com o educar e formar um outro ser para a vida". A vereadora lembrou igualmente que a homenagem às mães é uma tradição na Câmara de Porto Alegre. "O ex-vereador João Dib sempre fazia isso em parceria com a Associação Cristã de Moços (ACM)".

“Trazemos esta celebração aos dias atuais onde sabemos que não fácil ser mãe, num cenário tão violento em que nos deparamos com mães que perdem seus filhos. O malabarismo da tripla jornada faz as mulheres se superarem em meio a vida tão corrida e competitiva, onde muitas criam sozinhas seus filhos”, ressaltou ainda a vereadora. Ela também lembrou que as mães precisam de lugares seguros para deixarem seus filhos. "A mãe cuida e merece ser cuidada", disse ainda, ao lamentar que muitas mães vivam em asilos e são abandonadas pelos filhos. "Minha mãe é meu porto seguro”, salientou ao finalizar, cumprimentando a ACM em nome da Câmara pelo trabalho que realiza, bem como a todas as servidoras da Casa.

Vereadores

Também saudaram esta data os vereadores:

Lourdes Sprenger (MDB) ressaltou que as mães não são nem melhores ou piores, mas sim, diferentes. “Mãe é tão importante que chega a ter a Mãe de Deus. Essa é a condição feminina e que todas se façam homenageadas. O amor a um filho é diferente, é especial. Precisamos exaltar os valores da família. Como vereadora represento muitas mulheres e muitas mães e aqui vai o meu amor e o meu carinho”

Nelcir Tessaro (DEM) destacou que mãe é aquela que chora quando o filho nasce e chora quando perde. "É uma dedicação diária, mesmo quando adulto ela se preocupa. Sabemos a quantidade de mães que são chefes de família. Ela tem a sensibilidade de dar aquela proteção materna necessária". 

Dr. Goulart (PTB) ressaltou o momento de reflexão oportunizado pelo homenagem sobre o que é ser mulher e o que é ser mãe. “Chamo a tenção pela relação entre mãe e filho, pelo amor incondicional, isso é uma dádiva de Deus”. 

Moisés Barboza (PSDB) lembrou sua experiência pessoal e agradeceu à sua mãe. “A tarefa de minha mãe foi a de uma heroína, esteve comigo em todos os momentos e, por esse amor, e por tudo que passamos juntos, é que agradeço”. 

Alvoni Medina (PRB) parabenizou a todas as mães que deram a vida a algo tão precioso. “E lamento a violência, que é algo que vem aumentando na nossa capital, onde precisamos exaltar o trabalho que a mães realizam todos os dias, de proteção e amor”. 

Fernanda Jardim (PP) disse que a preocupação com os filhos é eterna: “A maternidade desperta os sentimentos mais preciosos que nós temos e assim não nos acomodamos e sim nos reinventamos. O amor nasce através da convivência. Devemos fazer aquilo que Deus nos deu como missão”. 

Engenheiro Comasseto (PT) destacou: “Todos já falaram aqui da importância das mães, mas a sociedade precisa de mais políticas públicas para que esse papel seja valorizado e construído na vida de todos diariamente”.

Reconhecimento 

Ao fazer o uso da palavra em agradecimento à homenagem, a representante do Conselho da ACM, Maria Inês Ribeiro Schultz, destacou a trajetória da instituição, desde sua fundação em junho de 1944, banindo preconceitos de raça e gênero, à sua atuação atual em mais de 120 países, cuidando do desenvolvimento e valorização das pessoas. No Rio Grande do Sul a ACM atua desde 1901 nas áreas de esporte e desenvolvimento social. “Agradecemos a homenagem que foi realizada nesta casa e o reconhecimento ao trabalho que realizamos. Somos mães e temos a missão de desenvolver pessoas de bem para nossa sociedade através desse amor incondicional”. 

A cerimônia também contou com a presença das representantes do Comando Militar do Sul, tenente coronel Elyne Carla Silva; da Ala 3 do Exército, tenente Keith ferraz Moratta Borges; da Capitania Fluvial de Porto Alegre, primeira-tenente Melina Brum Cezar Paim; e da Brigada Militar, soldado Patrícia Tolotti.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)