Cultura

Maria Della Costa volta à cena em homenagem da Câmara

Atriz Maria Della Costa recebeu Comenda Porto do Sol Foto: Elson Sempé Pedroso
Atriz Maria Della Costa recebeu Comenda Porto do Sol Foto: Elson Sempé Pedroso
A atriz gaúcha Maria Della Costa foi homenageada, em Ato Solene, na Câmara Municipal de Porto Alegre, nessa quinta-feira (12/11), com a Comenda Porto do Sol. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), e contou com a presença de políticos da capital e de Flores da Cunha, sua cidade natal, além de parentes, amigos e admiradores da atriz.

Na oportunidade, também foi aberta a exposição Maria Della Costa: seu teatro, sua vida. A mostra fotográfica é coordenada pelo Memorial da Câmara e pode ser visitada pelo público no andar térreo do Legislativo. Conta com um acervo de fotos desde sua infância, em Flores da Cunha, passando pela carreira de modelo, até seus trabalhos em teatro, televisão e cinema. A exposição permanece aberta para visitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, até 20 de novembro.

As homenagens continuaram com o Recital Maria Della Costa, dirigido por Caco Coelho e organizado por Rosa Campos Velho, no Teatro Glênio Peres da Casa. As atrizes Fernanda Petit, Tânia Farias, Fernanda Carvalho Leite, Arlete Cunha e Ida Celina interpretaram trechos de importantes peças das quais Maria participou, como O canto da cotovia, A alma boa de Setsuan, O anjo negro, Depois da queda e Gimba.

Reconhecimento

O autor da proposta de homenagem, vereador Sebastião Melo, ressaltou a trajetória de luta da atriz. "Fazer cultura no Brasil, principalmente há 50 anos, era muito difícil", observou. "Maria Della Costa foi uma guerreira, precursora que lançou-se ao teatro popular", afirmou o vereador, destacando as repressões sofridas pela atriz em Portugal e no Brasil, durante a ditadura. "A senhora recebe o reconhecimento da cidade de Porto Alegre", frisou, lembrando que Maria também foi decretada hóspede oficial da Capital.

A carreira

Maria Della Costa, natural de Flores da Cunha, atualmente dirige o Hotel Coxixo, na cidade de Parati, no Rio de Janeiro. Ao receber a condecoração, ela agradeceu a homenagem e ressaltou que, aos 83 anos, permanece firme e atuante. "Posso dizer que sou abençoada por Deus. Foram mais de 50 anos de degrau após degrau, mas sempre com respeito ao público", lembrou ela, referindo-se ao trabalho realizado na companhia de teatro que leva seu nome.

Ela também recordou os períodos de perseguição política, tendo passado por três momentos de ditadura, duas no Brasil e uma em Portugal. Valorizando os laços familiares e afetivos com o estado gaúcho, revelou: "Sempre tenho saudades do meu Rio Grande do Sul". E fez questão de lembrar: "Hoje sou livre, livre como um pássaro".

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)