TV Câmara

Mario Quintana encerra segunda temporada do CineCâmara

Documentário sobre o poeta vai ao ar às 21 horas desta sexta-feira, com reprise no domingo às 13h30min

  • Casa de Cultura Mario Quintana. Foto: Joel Vargas/PMPA
    O poeta morou no antigo Hotel Majestic, hoje Casa de Cultura Mario Quintana (Foto: Divulgação)
  • Visita da CECE à Escola Mário Quintana, no bairro Restinga.
    Uma escola do Bairro Restinga foi batizada com o nome do escritor alegretense (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

O projeto CineCâmara encerra a segunda temporada nesta sexta-feira (30/11), com a apresentação do documentário Mario Quintana - dedicado ao poeta, tradutor e jornalista gaúcho falecido em 1994. A obra, realizada pela Stricher Filmes, vai ao ar às 21 horas pela TV Câmara de Porto Alegre e poderá ser assistida na Região Metropolitana pelos canais 16 da NET e 61.4 (digital aberto), com reprise às 13h30min de domingo (2/12). 

Nos 30 minutos de filme, a literatura de Quintana é apresentada em três blocos: Antologia, Livros Infantis e Obra Poética. O documentário ainda reúne depoimentos do poeta e de Affonso Romano de Sant’Anna, Armindo Trevisan, Fabio Lucas, Juarez Fonseca, Jussara Porto, Ruy Carlos Ostermann, Waldemar Torres e de sua sobrinha Elena Quintana. Música de Marlene Pastro, com letra de Mario Quintana.

Biografia

Mario de Miranda Quintana nasceu em Alegrete (RS), em 30 de julho de 1906. Começou a escrever ainda na adolescência em sua cidade natal, mudou-se para a Capital em 1919 para estudar no Colégio Militar, trabalhou na Editora do Globo e foi colunista do Correio do Povo (de 1953 a 1977). Também traduziu mais de 130 obras da literatura universal, como Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust; Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf; e Palavras e Sangue, de Giovanni Papini.

Considerado o "poeta das coisas simples", mas com estilo marcado pela ironia, Quintana deixou mais de 20 livros publicados (sem contar as várias antologias). A Rua dos Cataventos, sua primeira obra, foi lançada em 1940. Antologia Poética saiu em 1966 e logo ganhou o Prêmio Fernando Chinaglia da União Brasileira de Escritores de Melhor Livro do Ano. Em 1976, o poeta recebeu a Medalha Negrinho do Pastoreio, do Governo do Estado do RS, e, em 1980, o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra. No ano seguinte, foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano.

Solteiro e sem filhos, Quintana viveu muito tempo em hotéis. De 1968 a 1980, morou no Hotel Majestic - mais tarde transformado pelo governo estadual em Casa de Cultura Mario Quintana - onde está montado o Quarto do Poeta, uma reconstituição fiel com móveis e objetos pessoais do escritor.  Seu nome também batizou um bairro da Zona Norte de Porto Alegre e escolas na Capital e no Interior. Morreu no dia 5 de maio de 1994, em Porto Alegre, aos 87 anos. Está sepultado no Cemitério São Miguel e Almas, na capital gaúcha.

Conversa de Livraria

O filme sobre Mario Quintana faz parte da série Conversa de Livraria, dirigida por Luzimar Stricher e já exibida na TVE-RS, na TVCOM e em cinema da Capital. Desde 2001, a Stricher Filmes documenta a vida e a obra de escritores, artistas, historiadores, poetas e pensadores do Rio Grande do Sul. Além de Quintana, a produtora retratou expoentes da cultura gaúcha como Erico Verissimo, Paixão Côrtes, Walter Galvani, Airton Ortiz, Carlos Urbim, Maria Carpi, Arminda Lopes, Armindo Trevisan e Alcy Cheuiche. Atualmente, está em pós-produção um longa-metragem sobre Luis Fernando Verissimo.

Informações: (51) 99984-5979 (Luzimar) ou e-mail stricher@terra.com.br

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

 

Tópicos:projeto CineCâmaradocumentáriopoesiaMario Quintana