Plenário

Médico Luiz Carlos Coronel deverá receber título

A homenagem ao psiquiatra nascido em Quaraí é proposta pelo vereador Dr. Thiago Duarte

  • VIsita da Comissão ao Hospital Psiquiátrico São Pedro.
    Hospital Psiquiátrico São Pedro, que Coronel dirigiu (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadora Monica Leal propõe Homenagem ao Dia do Exército Brasileiro. Na foto, o vereador Dr. Thiago.
    Vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), autor do projeto (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal, projeto de lei de autoria do vereador Dr. Thiago Duarte (DEM) que concede o Título de Cidadão de Porto Alegre ao psiquiatra Luiz Carlos Illafont Coronel. Nascido em Quaraí (RS) em 3 de março de 1948, o médico é formado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1972, aprimorou‑se em Psiquiatria pelo Instituto de Estudos Psiquiátricos (1978), especializou-se em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira (1995) e em Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria (2001) e cursou mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997).

Coronel é médico do Ministério da Saúde, diretor do Curso de Especialização em Psiquiatria Forense da Sociedade Gaúcha de Saúde Mental e Lei, presidente SGSML da Sociedade Gaúcha de Saúde Mental e Lei, professor da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, professor do Instituto Abuchaim, presidente do Instituto Abuchaim e primeiro-secretário-geral da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), consolidando grande experiência na área da medicina, com ênfase na Psiquiatria. De 2007 a 2011, ele foi diretor-geral do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre.

O futuro homenageado ainda participa como membro titular da Sociedade de Psiquiatria do RS, da Associação Brasileira de Psiquiatria, da Associação Brasileira de Psicoterapia Analítica de Grupo e do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da Associação Brasileira de Psiquiatria e colaborou com a produção de diversas obras científicas. Entre elas, organizou os livros Psiquiatria Legal – Fundamentos científicos, de 2004, e Perícia Psiquiátrica, a ser lançado.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Tópicos:psiquiatra Luiz Coronélvereador Dr. Thiago Duarte (DEM)Título de Cidadão de Porto Alegre