Pauta

Médico Marcos Rovinski recebe título de Cidadão nesta sexta

Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Dr. Thiago Duarte.
Vereador Dr. Thiago (DEM) é o proponente do título (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal realiza, nesta sexta-feira (19/5), às 19 horas, no Plenário Otávio Rocha, Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao médico Marcos Rovinski. A proposta é do vereador Dr. Thiago (DEM) e a cerimônia é aberta ao público.

Nascido em Porto Alegre, em 25 de novembro de 1951, Rovinski, influenciado por seus pais, optou pela medicina visando ao bem-estar do próximo. Na juventude, realizou seu curso primário no Instituto de Educação General Flores da Cunha e o secundário no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, onde teve atuação política nos anos de 1966 a 1969, fazendo toda sua formação em escolas públicas.

Em 1970, Rovinski ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), graduando-se em 1975. Em 1976, fez residência médica em medicina interna no Hospital Nossa Senhora da Conceição e, nos anos de 1977 e 1978, em endocrinologia na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Atuou, e ainda atua, em clínica privada, em consultório e nos hospitais Ernesto Dornelles, Mãe de Deus e Moinhos de Vento.

O homenageado fez concurso para medicina do trabalho na prefeitura de Porto Alegre. Em 1986, fez concurso para perito médico-legista, sendo aprovado para o curso na Escola de Polícia. Foi também um dos criadores da Associação Gaúcha de Peritos Médicos-Legistas, Odonto-Legistas e Químicos-Toxicologistas (depois transformada em Agapel), sendo seu primeiro presidente.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)