RECONHECIMENTO

Médicos que denominam ruas em Porto Alegre

Os médicos e irmãos Genaro e Nicolau Laitano apresentaram o livro Ruas de Porto Alegre: Médicos Homenageados com Seus Nomes, na Câmara Municipal. A obra surgiu de um grande trabalho de pesquisa realizado pelos autores e contempla um pedaço da história de Porto Alegre. Das mais de 160 ruas citadas, três foram indicadas pelo Vereador João Carlos Nedel: Edgar Diefenthaeler, José Barcelos Garcia e Salvador Celia.

A obra apresenta as ruas e discorre sobre a vida dos profissionais que nomeiam a Cidade. Dr. Genato Laitano, contou que as pesquisas foram realizadas em livros, na biblioteca da Câmara e em projetos de lei. “Na verdade, esse livro foi escrito pelos vereadores que indicaram o nome das ruas”, expôs.

O Vereador Nedel afirmou que os exemplares são uma grande fonte de informação e que mostram a relação que o nome das ruas tem com a Cidade. “Todos esses médicos, dos mais aos menos conhecidos, prestaram serviços à Porto Alegre e, por isso, foram homenageados. Todo mundo conhece a Protásio Alves, a Dr. Flores, a Jacinto Gomes, mas poucos sabem quem foram os homens que nomeiam estas vias”.

Exemplares do Ruas de Porto Alegre: Médicos Homenageados com Seus Nomes estão disponíveis na Biblioteca da Câmara e no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM).

Estiveram presentes no evento, o Diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Dr. Germano Bonow, o Dr. Carlos Frederico Matzencacher, representando a Diretoria da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), o Presidente de Honra do UNICRED, Dr. Osvaldo Carlos dos Santos, e o Dr. João Altmayer Gonçalves, como representante do Conselho de Administração do UNICRED.