MANDATO

Meio ambiente e Centro Histórico: compromissos do mandato de Moisés Barboza

Vereador tem iniciativas para melhorar a vida dos cidadãos em toda a cidade, com especial atuação para revalorização do Centro Histórico da Capital

(Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Nesta terça-feira, dia 7 de novembro, a Frente Parlamentar de Recuperação do Centro Histórico (Frepach)vai fazer uma reunião de trabalho junto à sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), a partir das 17h30. A Frepach é presidida pelo líder do Governo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Moisés Barboza.  Além de sua atuação na liderança do projeto político do prefeito Nelson Marchezan junto à Câmara, Moisés Barboza também destaca o trabalho do mandato nas pautas de revitalização do Centro Histórico da Capital e na sustentabilidade do ambiente urbano.

Na área de melhoria do Centro Histórico, Moisés Barboza é autor de diversos projetos e indicações para levar mais qualidade de vida e valorização para a região que deu origem à Capital. Entre eles estão possibilidade de propor naming rights para equipamentos públicos patrocinados por empresas. Também estão entre os trabalhos de Moisés Barboza a indicação – já aprovada pela Mesa Diretora da Câmara – para que possam ser instalados na Avenida Borges de Medeiros, ao longo da área de estacionamento do Viaduto Otávio Rocha, espaços para a colocação de mesas, cadeiras e floreiras. Dessa forma, o local vai poder ser mais atrativo para o comércio e serviços, como lanchonetes, cafés, bares e restaurantes.

Na semana passada, uma reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa do Arroio Dilúvio (Frepad) contou com a exibição comentada do documentário “Arroio da Consciência”, sobre a revitalização do arroio Cheonggyecheon, que corta boa parte da capital da Coreia do Sul, Seul.

Durante a década de 2010, o arroio foi completamente revitalizado, inclusive com a retirada de uma via elevada de oito pistas que seguia o curso do córrego, impedindo completamente a chegada de luz solar até o leito.

Além de Moisés Barboza, a reunião de trabalho contou com a presença dos vereadores André Carus, Reginaldo Pujol, Alex Fraga e João Carlos Nedel. Representando a Câmara de Viamão, o vereador Jessé Sangalli também comentou o vídeo, juntamente com o Diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Porto Alegre, Rafael Zanetti.

Ainda na área ambiental, Moisés Barboza é autor de projeto que facilita a poda, supressão e transplante de árvores em Porto Alegre pelos próprios moradores. O texto teve sua votação suspensa pela Justiça gaúcha. O projeto é um avanço para os cidadãos de Porto Alegre, que poderão fazer o gerenciamento das árvores em seus terrenos. Dessa forma, haverá o incentivo para que árvores mais novas tomem o lugar de vegetais que hoje ameaçam cair a cada intempérie.