Institucional

Memorial da Câmara disputa concurso nacional

Enquete para definir identidade visual do 7º Fórum de Museus vai até dia 13.

  • Pintura Vista do Guaíba, de Giovanni Falcone.
    A pintura Vista do Guaíba, de Giovanni Falcone, de 1893 (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Foto ganhadora do 1º lugar no Concurso Sioma Breitman de Fotografia de 2011 - Categoria Digital
    A foto de André G. Antunes vencedora de concurso em 2011 (Foto: André Guimarães Antunes)

Duas imagens do acervo do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre foram selecionadas para disputar a preferência do público e definir a identidade visual do 7º Fórum Nacional de Museus (FNM). Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento vai ocorrer de 30 de maio a 4 de junho na capital gaúcha. A enquete foi aberta no último dia 3 e vai até 13 de abril no portal do Ibram .

Caso uma das imagens do Memorial seja escolhida, irá estampar o material de divulgação e de trabalho do 7º Fórum Nacional de Museus. A primeira das duas é a pintura em óleo sobre tela Vista do Guaíba, criada em 1893 pelo artista italiano Giovanni Falcone, que viveu em Porto Alegre. O trabalho, que impressiona pelas dimensões (0,95m x 1,97m), retrata uma paisagem da Capital quase intocada, com barcos, banhistas e lavadeiras no ponto em que o Arroio Dilúvio desaguava no Guaíba. 

A segunda imagem do acervo do Memorial que está no páreo é um trabalho contemporâneo em preto e branco do fotógrafo André Guimarães Antunes, vencedor na Categoria Digital do Concurso Sioma Breitman de Fotografia de 2011, evento promovido pelo Legislativo de Porto Alegre. A foto também retrata o Lago Guaíba e sua ponte, por onde passa uma solitária carroça, tendo a Capital ao fundo.

A seleção

As cinco imagens gaúchas que participam do certame do 7º FNM foram escolhidas pelo presidente do Ibram, Marcelo Araujo, e pelo curador e gestor cultural gaúcho Cezar Prestes, além de dois representantes de áreas técnicas do instituto, que integram a comissão de seleção. Além dos dois trabalhos do acervo do Memorial, estão concorrendo imagens dos acervos do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e da Fundação Iberê Camargo. Confira AQUI as cinco imagens do RS que disputam o concurso.

O Memorial comemorou a escolha. Os servidores da Seção lembraram que o Rio Grande do Sul, proporcionalmente, é um dos estados com maior número de museus. A média nacional per capita é de um para cada 67 mil pessoas, e, no Estado, é de um para cada 26,6 mil. São ao todo 397 museus no RS, dos quais 12 se inscreveram, mas apenas cinco imagens do RS foram selecionadas para participar do concurso do 7º FNM.

De 12 instituições, três foram selecionadas. Apesar de Porto Alegre ter apenas 15% dos museus, foi responsável por 100% das inscrições no concurso do FNM, e o Memorial da Câmara Municipal está 40% das imagens em disputa. “De alguma forma, apesar das dificuldades da Seção, a proporção diz alguma coisa da qualidade do trabalho da equipe do Memorial”, afirmou o servidor Jorge Barcellos.

O Fórum Nacional de Museus

O FNM reúne os diversos atores da área de museus do Brasil. Palestras, oficinas, grupos de trabalho, debates, entre outras atividades, compõem a programação do evento de 2017, que acontecerá em maio e junho em Porto Alegre. A cada edição, uma cidade brasileira é escolhida para sediar o Fórum. Esta será a segunda vez que a Região Sul recebe o evento: em 2008, Florianópolis (SC) sediou o 3º FNM.

O Memorial da Câmara

O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre é responsável pelo acervo histórico da Casa e pelo Projeto Educação para a Cidadania. O acervo inclui documentos de vereadores, hemeroteca, fotografias e quadros, e o Projeto Educação para a Cidadania oferece serviços educativos para escolas, como palestras, exposições itinerantes e visitas orientadas. Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)