Plenário

Mesa Diretora propõe homenagem ao arquiteto Jaime Lerner

  • Ato Solene com a finalidade de promulgar a lei 12.402/18 que denomina a Orla Moacyr Scliar.Com a presença  de Familiares e do Presidente Valter.
    Obra idealizada por Lerner foi batizada de Orla Moacyr Scliar (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Audiência pública para tratar do projeto de revitalização da orla do Guaíba
    Arquiteto Jaime Lerner (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Ele é autor do projeto da Orla Moacyr Scliar, cuja primeira etapa, junto à Usina do Gasômetro, foi entregue recentemente à população porto-alegrense. "Agora, é possível desfrutar do local por meio de espaços projetados com grande sensibilidade, onde a natureza pode ser valorizada pela população da nossa Capital. E esta é a razão principal para a propositura desta justa homenagem", justificam os vereadores de Porto Alegre.

Nascido em Curitiba em 1937, Jaime Lerner é arquiteto e urbanista formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964. Foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná. Obteve vários prêmios de arquitetura, como o 1º lugar no Concurso Nacional de Projetos para o Edifício-Sede da Polícia Federal, em Brasília (1967); 2º lugar no Concurso Internacional Eurokursaal, San Sebastian, Espanha (1966); e Silver Medal no International City Design Competition, University of Wisconsin, EUA (1989).

Nos períodos em que não ocupou cargos públicos, exerceu intensa atividade em arquitetura e urbanismo. Desenvolveu planos urbanísticos para várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói; prestou assessoria internacional para cidades como Caracas (Venezuela), San Juan (Porto Rico), Shangai (China), Havana (Cuba) e Seul (Coréia do Sul) e foi consultor em assuntos urbanos para as Nações Unidas. 

Desde 2003, preside a empresa Jaime Lerner Arquitetos Associados, que tem a proposta de oferecer novas visões e projetos estratégicos para as cidades, tanto para o Poder Público como para a iniciativa privada. Em 2010, Jaime Lerner foi relacionado entre os 25 pensadores mais influentes do mundo pela Time Magazine e recebeu a Medalha de Urbanismo da L’Académie D’Architecture, da França. Em 2011, em reconhecimento por sua liderança, visão e contribuição no campo da mobilidade urbana sustentável, ele recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo International Transport Forum at the OECD. 

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)