SAÚDE

Moisés destaca abertura de novos leitos hospitalares em Porto Alegre

Ponto alto da leva de novas ofertas de vagas é o Hospital Vila Nova, com capacidade para atender 210 pessoas

(Foto: Ederson Nunes/CMPA)


O Líder do Governo na Câmara de Porto Alegre, Vereador Moisés Barboza, destacou na noite de quinta-feira uma série de ações da Prefeitura para a melhoria da oferta de leitos na área da Saúde em Porto Alegre. Moisés chamou a atenção, durante evento no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, para a abertura de novos 283 leitos para a população em diversas áreas da Medicina.

O Vereador destacou que, nos últimos doze meses, foram abertos 33 novos leitos no Hospital Vila Nova, com atendimento 100% coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com mais novos 33 leitos com agenda de entrega para o próximo mês de maio para o atendimento da população.

Na saúde mental, foi contratualizada a oferta de mais 25 leitos. Até então, eram apenas sete as vagas destinadas para o atendimento psiquiátrico no Hospital São Pedro.

Além das vagas, Moisés Barboza também destacou a abertura de um novo hospital em Porto Alegre, o Santa Ana, que terá capacidade para 210 leitos, sendo que 60 deles são destinados para o atendimento à saúde mental.

No início da semana, foi inaugurada a primeira Clínica da Família, no Bairro Restinga. A clínica José Mauro Ceratti Lopes homenageia o médico que atuou por 36 anos com medicina de família e faleceu no ano passado. Opera com seis equipes (compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários) e quatro grupos de saúde bucal, funcionando das 8h às 20h. Ao todo, 48 profissionais serão responsáveis pelo cuidado de 18 mil pessoas na região. A meta é atender todas as demandas agudas no mesmo dia, e as demais consultas, em até 72 horas.