Presidência

Mônica Leal participa do Café com Alta Política no Margs

Presidente Mônica Leal palestra no Café com a Alta Política, discursando sobre "Democracia Local e Democracia Digital: o Papel do Legislativo Municipal Hoje".  Na foto, a vereadora Mônica Leal com os idealizadores do curso de pós-graduação em alta política da faculdade Monteiro Lobato.
Presidente da Câmara falou sobre sua trajetória na política (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), foi a palestrante, na manhã desta quarta-feira (29/5), do evento Café com Alta Política no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs). Durante o encontro, que tem como objetivo promover o debate sobre o futuro político do Estado, a presidente destacou a importância da troca de ideias e da discussão da política com pluralismo promovidos pelo Instituto Alta Política. “É muito interessante esta proposta que, informalmente, proporciona a reflexão sobre temas tão importantes”, ressaltou. 

Durante o encontro, cujo tema foi “O Papel do Vereador e do Legislativo Local em tempos de Democracia Digital”, a presidente da Câmara Municipal parabenizou o corpo docente do Instituto, que tem, entre seus integrantes, Celso Bernardi, presidente do Partido Progressista (PP), “uma pessoa que estimo muito e que é um grande parceiro e incentivador da minha atuação e da minha caminhada política”. Também elogiou a implantação do Curso de Pós-Graduação em Alta Política na Faculdade Monteiro Lobato. E, dentre os vários temas abordados, a vereadora falou sobre sua trajetória e atuação no Legislativo, “onde estou tendo a experiência de presidir a Câmara durante todo este ano”, observou. 

A vereadora lembrou que, ao todo, já está há 26 anos na Câmara Municipal. “Comecei como a assessora da assessora no gabinete do meu pai, vereador Pedro Américo Leal, em 1993”, contou à plateia.  Conforme Mônica Leal, foram 12 anos, nos quais passou por todos os cargos, “o que fez com que eu aprendesse toda a dinâmica de um gabinete parlamentar e, principalmente, com meu pai aprendi muito não somente sobre a arte de fazer política, mas também como exercer o mandato levando sempre em conta o outro, o ser humano, a população que representamos”, enfatizou.

Ao relembrar sua trajetória política, a atual presidente da Câmara Municipal falou que, somente em 2004, quando seu pai não quis mais concorrer e a indiciou como sua sucessora política, disputou pela primeira vez a vereança. “Havia me formado em Jornalismo, mas como filha de bom soldado assumi a missão”, relatou. E desde então, não parou mais. Em seu terceiro mandato, a vereadora foi a primeira mulher do PP a compor a Mesa Diretora e a quarta a presidir o Legislativo em seus 245 anos de existência.

Mônica Leal salientou que a Câmara Municipal de Porto Alegre “é um espaço democrático, onde as portas estão sempre abertas para receber os cidadãos porto-alegrenses que nos levam seus anseios e causas”. Segundo ela, é no Legislativo da cidade que a população encontra espaço para exercer sua cidadania em contato direto com os vereadores, que são os agentes políticos mais próximos da população”, afirmou. E acrescentou: “A Câmara é um lugar de intermediação e contribui para o estreitamento das relações entre o que é público e a sociedade civil. É o local que deve oferecer e garantir, além das portas abertas, a escuta ao povo”.

Texto

Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)