Comissões

Moradores pedem fim de alagamentos no Mariante

Visita a comunidade de Belém Velho junto de secretárias e lideranças para discutir problemas de saneamento básico na região.
Loteamento sofre com a falta de obras de saneamento básico (Foto: Bernardo Speck/CMPA)

Moradores do Loteamento Mariante, no bairro Belém Velho, querem providências em relação aos constantes alagamentos que ocorrem no local. Pedido desta natureza foi feito ao presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), vereador André Carús (MDB), que na manhã desta quinta-feira (4/4) visitou a área acompanhado de representantes de Dmae, Dmlu, Defesa Civíl e Secretaria de Serviços Urbanos (SmSurb), responsáveis pela estrutura urbana na capital.

O morador Milton Borges Bueno, que encaminhou o pedido, explicou que existe um riacho onde começa o alagamento e afeta todos os moradores do entorno. “São cerca de 780 casas que estão em processo de regularização fundiária e necessitam do amparo do Executivo. E toda vez que chove passamos por transtornos. As pessoas perdem móveis, o esgoto entra nas casas e as crianças não conseguem chegar até o Centro Social Antônio Gianelli onde realizam suas atividades”. São 234 crianças e adolescentes que frequentam o espaço e enfrentam a mesma dificuldade. 

A solução destacada pelos moradores seria a realização de um assoreamento no esgoto e a limpeza do lixo jogado na rua que também contribui para as inundações. Gabriel Silva Silveira, ex-morador da região, informou que o motivo de não residir mais no local é exatamente a questão dos alagamentos, pois já perdeu tudo o que tinha e decidiu mudar de casa. “Durante sete anos morei aqui e sempre alaga, não podemos mais trabalhar de sol a sol e perder o pouco que construímos, desabafa”.

Prefeitura

O diretor de atendimento da SmSurb, Leandro Santiago, enfatizou que existe uma dragagem prevista para ser realizada entre o fim de 2019 e início de 2020 e que depende de licitação para ocorrer, porém, afirmou que a prefeitura está se debruçando sobre essa questão na região para que a solução aconteça o mais rápido possível. “Temos uma demanda grande aqui para realizar, e estamos trabalhando em conjunto com as demais secretarias envolvidas para que a solução aconteça”.

Encaminhamento

O vereador André Carús sugeriu, como encaminhamento da visita, que seja feito, com o Executivo e através do Dmlu e da comunidade local, um mutirão para a limpeza das vias. Também propôs uma reunião dos vereadores da Cosmam com Secretaria de Insfraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Demae, e SmSurb para tratar da estrutura na região. “Nosso papel como vereador e fiscalizador é sair daqui com um encaminhamento e uma solução para que a população não passe por mais transtornos como esse”.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)