Cultura

Mostra do Teatro Glênio Peres tem 138 projetos inscritos

Desse total, serão selecionadas 14 atrações de música, teatro, dança e circo, que terão entrada gratuita

Show do Conjunto Bluegrass Porto-alegrense, na III Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres.
O Teatro Glênio Peres fica no 2º piso da Câmara Municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
A Comissão Organizadora da IV Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres divulgou, nesta terça-feira (29/5), a lista de inscrições homologadas para o evento, promovido pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Há 138 projetos homologados - nas modalidades de música, teatro, dança e circo, para os públicos adulto e infantil -, dos quais 14 serão selecionados para a agenda de apresentações, que começará em de 3 de agosto, sempre com entrada gratuita.

Conforme o edital da Mostra os projetos serão analisados por “uma comissão de seleção composta por até cinco pessoas com notório conhecimento a respeito das categorias previstas, preferencialmente vinculadas a entidades representativas das classes artísticas em questão, bem como por um representante do Conselho Municipal de Cultura e um representante da CMPA, que presidirá a comissão”.

Cada projeto selecionado receberá ajuda de custo para a montagem dos espetáculos: de R$ 13.500 para grupos e de R$ 8 mil para artistas-solo. Serão duas apresentações para cada atração. Confira, ao final do texto, a lista de projetos inscritos, mas que ainda não passaram pela seleção, que ocorrerá somente em junho. No dia 13 de julho, deverá ser divulgado o resultado final da seleção, e, no dia 26 do mesmo mês, a agenda de apresentações.    
O Teatro Glênio Peres fica no 2º piso da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255) e conta com 80 assentos, espaço e acessibilidade para cadeirantes e ainda disponibiliza a colocação de cadeiras extras. Os ingressos para os espetáculos serão distribuídos na Seção de Memorial, no térreo, sempre a partir da terça-feira anterior às apresentações, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18 horas. Informações: (51) 3220-4318).

O evento

Criada em 2013 pelo Legislativo da Capital, por sugestão da vereadora Sofia Cavedon (PT), a Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres tem atraído grande público. Desde a primeira edição, realizada em 2014, houve espetáculos de artistas e grupos celebrados, como Nei Lisboa, Tonho Crocco, Luciano Mallmann, Alemão Ronaldo, Deborah Finocchiaro, bandas Trem Imperial, Conjunto Bluegrass e Instrumental Picumã, Orquestra Villa-Lobos, Cia. Rústica de Teatro, Circo Híbrido, Transforma Cia. de Dança, Ânima Cia. de Dança, Tablado Andaluz e Flamenco Del Puerto.     

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)