Cultura

Mostra na Câmara homenageia os 50 anos do MTG

A exposição reúne painéis, fotografias, livros e recortes de jornais pertencentes ao acervo da entidade

  • Exposição 50 Anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho - Tradição e Legado
    A visitação vai até o dia 16 de dezembro (Foto: Carolina Andriola/CMPA)
  • Exposição 50 Anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho - Tradição e Legado
    Painéis e vitrines estão montados no térreo (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

A tradição e o legado do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estão sendo celebrados em uma exposição montada no térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pelo Gabinete da Presidência da Casa, a mostra lembra a história e o significado do MTG para a cultura do Rio Grande do Sul e celebra os 50 anos da instituição. São painéis, fotografias, livros e recortes de jornais pertencentes ao acervo da entidade. O objetivo é dar visibilidade às origens, às lideranças e aos momentos históricos do movimento, reforçando a identidade gaúcha e os valores do Estado.

O MTG deu os primeiros passos em 1947, por iniciativa de jovens oriundos do meio rural que, liderados por João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, criaram um Departamento de Tradições Gaúchas no Colégio Júlio de Castilhos. Durante a Semana da Pátria de 1967, com a retirada de uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria, foi criada a Chama Crioula.

Em 28 de outubro de 1966, durante o 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado em Tramandaí, pela união de entidades tradicionalistas constituídas, surgiu oficialmente o Movimento Tradicionalista Gaúcho. Desde então, tornou-se uma entidade respeitada e referência na preservação da cultura e história gaúcha.

O movimento é tão difundido que ultrapassa os limites sul rio-grandenses. No Brasil, há oito federações e uma Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. E, no Exterior, são mais de 20 núcleos que cultuam os valores gaúchos. A sede do MTG no Estado fica em Porto Alegre, na Rua Guilherme Schell, bairro Santo Antônio.

Visitação

O evento estará aberto à visitação até dia 16 de dezembro, das 8 às 18 horas. A Galeria Clébio Sória fica no térreo do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). A entrada é gratuita.

T
exto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Leia também: Paixão Côrtes deverá receber Troféu da Câmara