Plenário

Motoristas são homenageados pela sua data na Câmara Municipal

Vereador Paulinho Motorista (PSB), ao destacar categoria, citou dificuldades em exercer a profissão

  • Período de Comunicações em homenagem ao dia do motorista. Na foto, vereador Paulinho Motorista na tribuna
    Paulinho Motorista lembrou que exerceu profissão por 24 anos como condutor de ônibus (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem ao dia do motorista. Na foto, a presidente Mônica Leal com representantes da categoria.
    Vereadora Mônica Leal e representantes da categoria na homenagem desta tarde (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, foi destacado na Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta segunda-feira (15/7) durante o período de comunicações da sessão ordinária. “É uma profissão sofrida. No dia a dia, em qualquer segundo já acontece algo que atrapalha a vida do motorista”, destacou o vereador Paulinho Motorista (PSB), proponente da homenagem, ao saudar a data. Os pronunciamentos alusivos a estes profissionais foram acompanhados no Plenário Otávio Rocha por vereadores e vereadoras, além de diversos representantes da categoria.

“A vida do motorista não é fácil”, afirmou o vereador Paulinho em sua saudação. “Muitos pensam ser fácil, mas se enfrenta um transito caótico. Fica difícil fazer o horário, e os horários de retorno”, destacou ele em referência especial à questão dos ônibus urbanos, onde foi condutor por 24 anos. “Mas, hoje, tenho a felicidade em homenagear aqui meus colegas”. E completou: “Me orgulho ser chamado Paulinho Motorista”. O vereador também defendeu, em seu pronunciamento, a permanência dos cobradores nos coletivos urbanos. “Para um motorista fazer um bom trabalho, precisamos bastante dos cobradores para nos auxiliar”.

Comportamento

Presidente da Câmara Municipal, a vereadora Monica Leal (PP), a fazer sua saudação, lamentou que falta de cordialidade e civilidade envolva diariamente motoristas e pedestres. Ela sugeriu se levar noções de educação no trânsito às escolas infantis para, desde cedo, preparar os motoristas do futuro. Mônica afirmou ainda que ser motorista é uma profissão de extrema responsabilidade. “O trânsito impõe regras de respeito e convivência. Precisamos de uma maior conscientização sobre aspectos de comportamento e segurança”, destacou. Também falaram sobre a data os vereadores Clàudio Janta (SD), Márcio Bins Ely (PDT), Adeli Sell (PT), Eng. Comassetto (PT) e Valter Nagelstein (MDB).

Sérgio Vieira, presidente da Associação Única dos Rodoviários Aposentados, ao agradecer ao Legislativo da capital, disse estar orgulhoso pelo reconhecimento da Casa ao trabalho da profissão, e em especial pelo colega Paulinho Motorista. “Nos sentimos cumprindo uma missão dada e que nos orgulha”, disse ao citar dificuldades do trabalho, causadas pelo trânsito, patrões e leis. “É um prazer exercer uma função que faz o pais se movimentar, exercendo esta função com responsabilidade”. Também acompanharam a homenagem Adair da Silva, Sandro Abbad e Emerson Dutra, respectivamente presidente, 1º e 2º vice-presidentes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte (Stetpoa), e o diretores de base Itamar da Silva Constante e Eder Meleu.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)