Religião

Murialdo convida para Via Sacra no Morro da Cruz

Padre Antônio cumprimenta a vereadora Sofia. Também na foto Oliboni (e) Foto: Lívia Stumpf
Padre Antônio cumprimenta a vereadora Sofia. Também na foto Oliboni (e) Foto: Lívia Stumpf

O pároco da Paróquia São José do Murialdo, padre Antônio José Laureano de Souza, compareceu nesta segunda-feira (18/4) à tarde à sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na ocasião, o padre Antônio convidou os vereadores e a população a participarem nesta sexta-feira (22/4), no Morro da Cruz, da procissão que homenageia e revive a Paixão de Cristo.

O pároco lembrou que o evento, realizado anualmente na Sexta-Feira Santa e que inclui a encenação da Paixão de Cristo, tornou-se nacionalmente conhecido. "Eu já conhecia essa tradicional procissão realizada em Porto Alegre lá em Belém do Pará, minha cidade natal". Ele visitou a Câmara a convite do vereador Aldacir Oliboni (PT), que, desde 1980, participa da Via Sacra durante a procissão do Morro da Cruz fazendo o personagem de Jesus Cristo.

Padre Antônio observou que a procissão e a encenação atraem fiéis de vários credos diferentes. "É um marco cultural e religioso do município, que permite que a comunidade do Morro da Cruz seja vista." Lembrou ainda que a primeira procissão no Morro da Cruz foi realizada em 1960. "É preciso levar em consideração não apenas o fato cultural e religioso que representa a procissão, mas também o fator humano que envolve a preparação da festa na Paróquia são José do Murialdo", disse o pároco.

A presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), e os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Dr. Thiago Duarte (PDT) e Dr. Raul Torelly (PMDB) também saudaram o religioso e parabenizaram a comunidade do Morro da Cruz pelo tradicional evento.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)