CULTURA

"Música na Câmara Municipal" comemora os 247 anos da Capital

  • Apresentação da Orquestra Pequena Casa da Criança na Câmara Municipal. Na foto, preseidente Monica Leal
    Mônica Leal recebeu as crianças e falou da importância da música na vida das pessoas (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Apresentação da Orquestra Pequena Casa da Criança na Câmara Municipal.
    Pequena Casa da Criança atende cerca de 600 crianças e adolescentes (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, na tarde desta terça-feira (26/3), no saguão do Plenário Otávio Rocha, a orquestra da Pequena Casa da Criança para o evento Música na Câmara Municipal. Em comemoração aos 247 anos da capital, e proposto pelo vereador Mauro Pinheiro (Rede), a apresentação contou, na plateia, com a presença da presidente e vereadora Mônica Leal (PP), do vereador Valter Nagelstein (MDB), de funcioários do Legislativo, de representantes da cidade e de uma turma de educação infantil da instituição.

Integrada por, aproximadamente, 35 instrumentistas crianças e adolescentes (alunos da Pequena Casa da Criança), com idades entre 8 e 19 anos, e por professores, a orquestra realizou o espetáculo ao som de violinos, flautas, tchelos, instrumentos de percussão e teclado. No espetáculo, cinco composições foram orquestradas: Havanna, de Camila Cabello; Pé na Areia, de Diogo Nogueira; Dona Maria, de Thiago Brava; Dança Afro, composta pelos próprios integrantes da banda; Somos Jovens, composição coletiva; e Vamos Fugir, do Skank. Além disso, durante a composição Dança Afro, que teve percussão, a aluna Soyane Glau Cely, de 15 anos, acompanhou a batida com a interpretação corporal e o gingado dela. 

Agradecimentos 

A vereadora Mônica Leal, na oportunidade, deu as boas-vindas e agradeceu a visita dos integrantes da Pequena Casa. Direcionada aos pequenos da educação infantil, que estavam sentados no chão do saguão para assistirem ao espetáculo, a parlamentar também explicou sobre o funcionamento do Legislativo. "Aqui é a Casa onde se fazem leis, onde estão os 36 vereadores que fiscalizam, cuidam da cidade e atendem às necessidades de Porto Alegre", disse. Acerca do evento e como admiradora da música, Mônica sublinhou que "os instumentos musicais fazem a diferença na vida de todos nós, porque vão além do nosso Estado". A presidente, por fim, orientou que as crianças e os adolescentes, principalmente as meninas, olhassem os quadros dos vereadores e vereadoras expostos nas paredes do saguão, nas galerias de retratos de ex-integrantes do Legislativo. "Temos que colocar mais mulheres nas paredes", enfatizou a vereadora.

Nas palavras da irmã Pierina Lorenzoni, que dirige a Pequena Casa da Criança desde 2002, "foi uma grande alegria termos recebido esse convite". "Um convite para abrilhantar o aniversário de Porto Alegre", afirmou. "Na Vila Conceição estão as nossas pérolas, e é pelo futuro delas que estamos aqui", registrou a Irmã ao agradecer pela parceria da prefeitura, "pois sem esta parceria, nós não teríamos condições de realizar o trabalho que realizamos", disse. 

Instituição

Fundada em 15 de agosto de 1956 e localizada na Vila Maria da Conceição, no bairro Partenon, zona Leste de Porto Alegre, a Pequena Casa da Criança é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, filantrópica, educacional e de assistência social. Ela atua com base na doutrina e nos princípios cristãos e prioriza a ação preventiva de crianças, adolescentes, famílias e idosos, com cerca de 600 alunos. Por meio da educação integral, a instituição busca promover a mobilização comunitária, o ensino regular, profissionalizante e de cursos livres. Faz parte da Casa a orquestra nascida em janeiro de 2018.

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:Pequena Casa da Criançamúsica