Presidência

Nagelstein visita arcebispo dom Jaime Spengler

Presidente da CMPA vista Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Jaime Spengler. Na foto, o presidente da Câmara, Valter Nalgestein (E), e o Arcebispo Dom Jaime Spengler (D).
Cúria Metropolitana distribuirá cartilha sobre as eleições de 2018 (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (MDB), fez na manhã desta sexta-feira (6/7) uma visita de cortesia ao arcebispo metropolitano, dom Jaime Spengler, na Cúria Metropolitana. Por uma hora e 30 minutos, conversaram sobre o atual momento político brasileiro, religião, problemas sociais e institucionais. Dom Jaime entregou a Nagelstein uma cópia de cartilha que está sendo impressa e deve ser entregue às comunidades católicas gaúchas até o fim do mês. Com o título “Os cristãos e as eleições de 2018”, a publicação visa a fomentar a consciência política. 

Conforme o arcebispo, é preciso entender o sentido nobre da atividade política. “Papa Francisco diz que esta é a atividade mais nobre do ser humano, porque através da política é possível cuidar e promover o bem comum. A cartilha tem o desejo de ir ao encontro das nossas comunidades, tentando promover e resgatar a nobreza da participação no processo político. Creio que todos nós sonhamos com um mundo melhor para as gerações que virão. E o futuro será melhor se todos nós nos empenharmos desde já em vista do bem, do belo e da verdade”, destacou.

Nagelstein disse que a conversa o inspirou e o alegrou. “Foi uma conversa maravilhosa em que ouvi do arcebispo a preocupação que a Igreja tem de chamar as pessoas à consciência sobre a importância da política. Fico muito feliz que a Igreja esteja envolvida nesse movimento de mostrar que não há sentido de as pessoas não quererem votar. Dom Jaime me trouxe ainda uma grande luz, que quero compartilhar, que é a importância de olharmos para as crianças e para o futuro do nosso país. Isso talvez seja a nossa grande missão”, disse.

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)