Homenagem

Nico e Bagre Fagundes recebem Comenda Porto do Sol

Bagre, ao lado de Fernanda, e Nico, com Pedro Ruas  Foto: Ederson Nunes
Bagre, ao lado de Fernanda, e Nico, com Pedro Ruas Foto: Ederson Nunes
A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, nesta terça-feira (17/12), a Comenda Porto do Sol a Antônio Augusto da Silva Fagundes, o Nico, e a Euclides Fagundes Filho, o Bagre. O ato solene foi presidido pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), que é natural de Alegrete. Segundo o autor do projeto, vereador Pedro Ruas (PSOL), a homenagem aos integrantes do grupo musical Os Fagundes deve-se à passagem dos 30 anos de composição da música Canto Alegretense, uma das composições mais famosas sobre a cultura gaúcha, composta pelos irmãos Nico e Bagre Fagundes como são conhecidos. “Mesmo depois de tantos anos, a música continua orgulhando a todos que se identificam com o Rio Grande do Sul”, afirmou Ruas.

De paródias a hino gaudério, a música conquistou os rio-grandenses e é lembrada em todo o país. A origem da letra, no entanto, começou em clima de brincadeira no escritório do ex-apresentador do programa Galpão Crioulo, Nico Fagundes. “Meu colega de advocacia tinha um processo para defender no interior do estado, em Alegrete”, lembrou Nico, “E sabendo que eu conhecia a cidade, virou para mim e perguntou: Nico, tu sabes onde fica o Alegrete?”.

A resposta veio em forma de verso. “Eu disse: Não me perguntes onde fica o Alegrete, segue o rumo do teu próprio coração”, repete Nico. E logo, o que era apenas um impulso de criatividade, transformou-se em letra de música. O tradicionalista havia recém comprado uma máquina de escrever e estreou-a datilografando os versos do que viria a ser o "Canto Alegretense". "Escrevi a letra toda e dei para meu amigo Edson Dutra, que é um excelente compositor. Ele disse que aquilo não era para ele, que meu irmão Bagre é quem deveria fazer", conta Nico.

“O canto Alegretense e os Fagundes são indissociáveis”, declarou o vereador. Pedro Ruas também afirmou que, como verdadeiro hino informal do Rio Grande do Sul, o Canto Alegretense é a obra musical mais conhecida, cantada e reverenciada do regionalismo gaúcho e que todas as Câmaras Municipais do Rio Grande do Sul deveriam homenagear os Fagundes. “Este é o segundo hino representativo do nosso Estado, sendo considerada uma verdadeira homenagem a todos aqueles que nasceram em solo gaúcho”, salientou Pedro Ruas.

Prestigiaram a solenidade, além dos familiares do homenageado, os vereadores Dr. Thiago Duarte (PDT), Mônica Leal (PP), Pedro Ruas (PSOL), Séfora Mota (PRB) e o presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Rodí Pedro Borghetti, representando o governador Tarso Genro. 

Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)