Presidência

Nova diretoria da Uampa visita a Câmara

Segurança e políticas sociais foram temas destacados no encontro

Reunião com representantes da União das Associações de Moradores de Porto Alegre.
Trogildo disse que entidade deve participar da luta contra a criminalidade (Foto: Josiele Silva/CMPA)

O presidente da  Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), se reuniu com a  nova diretoria da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), na tarde desta terça-feira (14/2), para conhecer o planejamento de trabalho dessa entidade representativa. Getúlio Vargas, presidente da  Uampa para gestão 2017/2020, apresentou a composição da sua diretoria e destacou a continuidade dos trabalhos em prol dos direitos dos cidadãos e comunidades, assim como a defesa de políticas públicas em benefício do desenvolvimento social, as quais possibilitem a qualidade de vida, segurança, educação e cultura.

Na oportunidade, os representantes da Uampa pediram apoio para fortalecimento das entidades sociais nas comunidades, solicitaram espaços físicos e regimentais do Legislativo para debates de interesse das comunidades, "a exemplo da Tribuna Popular e as Quartas Temáticas", além de ressaltarem a importância da reedição do Prêmio Líder Comunitário. Além de Vargas, integram a diretoria da entidade Ângela Comunal (primeira secretária), Adão Palma (diretor Jurídico), Nelson Cunico (diretor de Saúde), Bruna Rodrigues (diretora de Formação e Comunicação), Luis Rodrigo (tesoureiro) e Any Moraes (secretária de Mulheres).

Trogildo destacou a atuação da Uampa em prol das conquistas das comunidades, lembrando que deseja continuar o trabalho estabelecido em defesa de maior segurança no Município. Ao falar da  crise nacional da segurança, o presidente do Legislativo ressaltou os registros de 200 casos de homicídios entre janeiro e fevereiro deste ano, em Porto Alegre e na região Metropolitana, e disse que vai propôr audiência pública para tratar do tema, junto ao secretário estadual da Segurança, pedindo a participação da Uampa nas ações em benefício deste tema.

Prêmio

Está tramitando na Câmara Municipal o projeto de Lei nº 110/16, de autoria de Trogildo, que institui o Prêmio Líder Comunitário, a ser concedido pela Câmara, mediante resolução de Mesa, aos dirigentes de associações de moradores e de entidades afins, sem fins lucrativos, bem como a cidadãos notadamente reconhecidos pelas suas comunidades como lideranças comunitárias. Conforme o autor da matéria, a proposta deverá ser voltada em Plenário no início do mês de março de 2017.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)