Plenário

Novos vereadores e funcionários participam de acolhimento

Curso organizado pelo RH da Câmara tem o objetivo de facilitar o trabalho dos novos gabinetes

  • Projeto de Integração e Acompanhamento aos Novos Vereadores e Servidores Comissionados.
    Cerca de 60 pessoas assistiram às atividades realizadas ontem e hoje (Foto: Josiele Silva/CMPA)
  • Projeto de Integração e Acompanhamento aos Novos Vereadores e Servidores Comissionados.
    Servidores antigos tiraram diversas dúvidas dos novos colegas de Legislativo (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Informações sobre o funcionamento da Câmara de Porto Alegre foram apresentadas aos novos vereadores e funcionários de cargos comissionados (CCs) no Projeto de Integração e Acolhimento (PIA), realizado na quarta (4/1) e nesta quinta-feira (5/1). O curso, organizado pelo setor de Recursos Humanos do Legislativo, tem o objetivo de unificar as ações da Casa e facilitar o trabalho dos novos gabinetes.

Cerca de 60 pessoas, entre funcionários e vereadores, acompanharam as apresentações sobre a rotina da Câmara, os sistemas informatizados e a quota básica mensal (QTB). A assistente legislativa Marcia Menna Barreto, do RH, explicou que, em outubro, o setor entregou um manual aos vereadores eleitos. Em dezembro, os vereadores apresentaram ao RH os documentos das equipes de seus gabinete. “Agora estamos tentando passar o máximo de informações possível, principalmente sobre as sessões plenárias, que mais geram dúvidas”, informou.

Conforme Marcia, servidores de outras áreas estão participando e expondo alguns assuntos aos novos vereadores e funcionários. O diretor legislativo, Luiz Afonso de Melo Peres, por exemplo, ficou responsável por falar sobre as funções do Plenário, e a coordenadora do Memorial, Cláudia Inácio, sobre as exposições e atividades culturais que ocorrem na Casa. 

A assessora do vereador Ramiro Rosário (PSDB), Andrea Maurer, disse que o curso era bem interessante e ajudava a conhecer os funcionários permanentes e a entender a rotina da Câmara. Ela contou que a maior dúvida dos colegas de gabinete era em relação ao contato com a administração da Casa realizado através dos sistemas informatizados.

Já o vereador do PROS, Professor Wambert Di Lorenzo, comentou que seu gabinete estava fechado para que todos os funcionários pudessem participar do PIA. “Tudo o que foi exposto nas palestras foi muito importante. Isso demonstra a qualidade do quadro corporativo da Casa”, disse.  

A equipe de RH ainda colocou-se à disposição para ajudar os funcionários que permanecerem com dúvidas ou que não conseguiram participar do curso. 

O PIA

O projeto foi criado em 2014 pelo setor de RH após constatar que os vereadores e os funcionários que ingressavam na Câmara tinham dificuldades de se adaptar pela falta de informação. Marcia Menna Barreto, que trabalha na Casa há 17 anos, expôs que a maioria não entendia o sistema de contratação, nem sabia os direitos que possuía. “Alguns iam até o setor tirar dúvidas, e a gente sempre dava a mesma informação. Assim, vimos a necessidade de criar o projeto”, finalizou.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)