Plenário

Nunziato Bruno terá nome de rua na Lomba do Pinheiro

Votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2017. Na foto: Vereador João Carlos Nedel
Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal, o projeto de lei que denomina Rua Nunziato Bruno o logradouro público conhecido e cadastrado como Rua Seis Mil e Quarenta e Nove, localizado no Bairro Lomba do Pinheiro. A proposta, de autoria do vereador Carlos Nedel (PP), pretende homenagear o imigrante italiano que veio para Porto Alegre em busca de qualidade de vida.

Nunziato Bruno nasceu no dia 7 de junho de 1903, em Morano Calabro, cidade localizada na província de Cozenza, sul da Itália, onde desde a infância passou trabalhando como camponês para prover o sustento na família. Em 1929, embarcou em um navio que zarpou do porto de Napoli em 11 de maio, chegando ao Rio de Janeiro no dia 29 daquele mesmo mês. De lá, pegou um trem com destino a Porto Alegre, três dias depois. Em 1º de junho daquele ano, iniciou sua carreira de vendedor ambulante batendo de porta em porta vendendo frutas. Em pouco tempo, conseguiu adquirir uma carroça que agilizou seu trabalho e suas vendas. Como verdureiro, conquistou uma clientela fiel fixada na região do Bairro Centro Histórico da Cidade. A esposa Filomena Ferraro e a filha recém-nascida Giuseppina Ferraro Bruno imigraram em 1931, ano em que o italiano conseguiu comprar uma casa localizada na Rua Vicente da Fontoura. A família viveu ali durante 22 anos. Em 1953, mudaram-se para uma chácara situada no Bairro Glória.

O comerciante costumava reunir parentes, amigos e imigrados de Morano Calabro e de Castrovillari, tanto na antiga casa quanto na chácara. Diariamente reservava um tempo para praticar sua tarantella (dança popular e composição musical da cultura italiana) na velha gaita ponto italiana, que trouxe da Calábria. Nunziato Bruno, também apelidado carinhosamente de "Truk-truk" pela comunidade italiana, faleceu em 18 de agosto de 1984, aos 81 anos de idade. 

As placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Comerciante moranês.

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)