Exposição

O Mundo na Palma da Mão reúne mais de 100 miniaturas

Dois colecionadores mostram acervo até o dia 31 de outubro no térreo da Câmara.

  • Exposição O Mundo na Palma da Mão - Miniaturas
    Réplicas de veículos, animais e personagens estão entre as peças (Foto: Esteban Duarte/CMPA)
  • Exposição O Mundo na Palma da Mão - Miniaturas
    O universo do modelismo é homenageado pela mostra (Foto: Esteban Duarte/CMPA)

Miniaturas de soldados, aviões, trens, tanques de guerra, super-heróis, entre mais de 100 peças, fazem parte da exposição O Mundo na Palma da Mão, que pode ser visitada até segunda-feira (31/10) no saguão térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Promovida pela Câmara Gaúcha de Modelismo e História, a mostra fica aberta das 9 às 18 horas, com entrada franca.

“Um universo de várias possibilidades” é como os organizadores do evento, Jarbas Giuliano Filho e Henrique Reis de Oliveira, descrevem o mundo que transforma a montagem de peças em réplicas de objetos e artigos de coleção e decoração. Oliveira conta que o modelismo se divide em ramificações, como ferromodelismo, aeromodelismo, nautimodelismo e plastimodelismo, dentre outras que se dedicam à confecção de miniaturas de vários estilos. “É um hobby. Na minha coleção, eu tenho um pouco de tudo”, comenta ao explicar as características necessárias para praticá-lo: “Boa habilidade manual, ser detalhista e gostar de pesquisar sobre o que se está montando”.

Algumas miniaturas são compradas em kits prontos para serem montados, enquanto outras podem ser criadas pelos próprios colecionadores. O hobby consiste no prazer de poder confeccionar as próprias miniaturas de acordo com a preferência de cada um, pois, mesmo que os objetos venham montados ou prontos para a montagem, é possível personalizá-los trocando ou mudando as peças, como informa Giuliano. “Dá para fazer o que se quer e o que se sonha. Não existem duas miniaturas iguais", afirma. Mesmo que 10 dos melhores modelistas tentem imitar um objeto, cada um terá um detalhe diferente, próprio da personalidade de cada modelista. Em síntese, segundo ele, “é a junção da técnica e do lúdico”.

Clubes de modelismo

Giuliano ainda lamenta a dificuldade de encontrar peças para manter o hobby na Capital. “Não existem muitas lojas de modelismo em Porto Alegre. Na Europa e nos Estados Unidos, há grandes estabelecimentos que vendem tudo sobre modelismo.” O colecionador, que viaja o mundo para comprar suas peças, quando não as confecciona ou encomenda pela internet, conta que quase todas as cidades da Europa possuem clubes onde as pessoas se encontram e compartilham informações sobre o assunto. “Lá somos todos crianças”, relata, ao descrever o ambiente dos clubes. Ele também ressalta que o modelismo está presente na sociedade desde a arte rupestre e é utilizado em várias áreas do conhecimento, como arquitetura, medicina, odontologia e engenharia.

A exposição O Mundo na Palma da Mão tem o apoio do Memorial da Câmara e do gabinete do vereador Márcio Bins Ely (PDT). Foi o parlamentar quem criou o projeto de lei que inclui o evento Mostra de Miniaturas e Modelismo de Porto Alegre no calendário oficial de atividades da Capital.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)