Plenário

Obesidade infantil é tema da Tribuna Popular

Tribuna Popular. Entidade: Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região/RS. 
Assunto: Obesidade infantil. 
Oradora: Srª Angelita Matias (conselheira) e Glaube Riegel (presidente CRN) na mesa
Nutricionistas alertam para o consumo excessivo de açúcar (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A obesidade infantil foi tema da Tribuna Popular na sessão ordinária desta quinta-feira (31/8). A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu a nutricionista Angelita Matias e a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região do Rio Grande do SulGlaube Riegel, para tratar do assunto.

Falando em nome da instituição, Angelita Matias explicou que o conselho, composto por mais de 8 mil profissionais, faz parte de um sistema federal de nutrição com a missão de promover a saúde e alimentação adequada no estado. De acordo com a nutricionista, o Brasil é um dos principais apoiadores da agenda nutricional da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela apresentou também que mais da metade da população da América Latina está com excesso de peso. "É importante salientar que reduzimos o consumo de alimentos básicos como arroz e feijão, e passamos a consumir alimentos processados com grande concentração de gordura". Partindo desta perspectiva, Angelita afirma que essa é a causa do aumento de obesidade, principalmente em crianças. "Até a crianças com menos de um ano já oferecem refrigerante", observou. De acordo com ela, uma em cada três crianças brasileiras apresenta excesso de peso. "Não deve ser oferecido nenhum tipo de alimento com açúcar para crianças menores de dois anos".

Angelita destacou que o Brasil foi um dos primeiros países a assumir compromissos para a redução de obesidade até 2019. Por meio de políticas públicas de saúde, os compromissos incidem em reduzir o consumo regular de refrigerantes, entre outras iniciativas que incluem a redução de alimentos ricos em gordura. Do mesmo modo, a nutricionista alerta para uma epidemia de obesidade no país. "O brasileiro hoje consume em torno de 150 gramas de açúcar por dia", disse. Ainda conforme Angelita, o Ministério da Saúde traz a questão da conscientização da população adulta, para que se consiga educar crianças a ingerir alimentos mais saudáveis e aumentar o consumo de frutas regularmente.

Outra ação que busca solucionar a obesidade é o aleitamento materno, que, segundo a nutricionista, além de colaborar na alimentação de crianças de até dois anos, faz com que os demais alimentos sejam oferecidos na idade oportuna, evitando a obesidade, bem como o risco de doenças. Mais um ponto destacado por ela é a merenda escolar. "Deve ser o princípio de uma alimentação saudável". A profissional apontou que a regra de ouro é consumir alimentos naturais e evitar os ultraprocessados. Angelita também ressaltou a importância do Guia Alimentar, elaborado pelo Ministério da Saúde, que faz o resgate da alimentação saudável. 

A regulamentação de alimentos industrializados é outra medida necessária para o consumo da população, segundo Angelita. Para ela, a informação do alimento deve conter a quantidade de açúcar do produto e a quantidade ideal no rótulo. "A população precisa saber o que ela está comprando", disse ao reforçar a importância do processo de orientação. Em suas considerações finais, Angelita afirmou ainda que é preciso salientar o papel do nutricionista no direito da alimentação saudável e da missão de promover a saúde. "É importante saber que a sociedade e a Câmara Municipal podem estar contando conosco", concluiu. 

Vereador

O vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) defendeu a importância da nutrição no país. "Temos que estancar de alguma forma o crescimento da obesidade", disse. Para o vereador, a prática regular de esportes e uma boa alimentação são fundamentais para combater o problema. "Esse trabalho deve começar nas escolas, é importante que educadores acompanhem as crianças". Para ele, a prevenção é a melhor forma de cuidar do avanço da obesidade infantil. "É o momento de todos nós encararmos como um sério problema que aumenta disparadamente no Brasil". Tarciso ainda alertou que o sal e o açúcar são inimigos dos seres humanos. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)