Comissões

Ocupantes do Gasômetro fazem queixas à Secretaria de Cultura

Participantes pediram pressa na reforma no Gasômetro e reclamaram da falta de edital de seleção.

  • Comissão discute sobre a situação dos grupos contemplados para utilização das salas da usina das Artes
    Comissão discute sobre a situação dos grupos contemplados para utilização das salas da usina das Artes (Foto: Josiele Silva/CMPA)
  • Comissão discute sobre a situação dos grupos contemplados para utilização das salas da usina das Artes. Na foto: Secretário-adjunto da Cultura Vinícius Cáurio
    Secretário-adjunto da Cultura Vinícius Cáurio (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Ocorreu na tarde desta terça-feira (8/11) a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) sobre a situação dos grupos que fazem parte da Usina das Artes, ocupação na Usina do Gasômetro formada por companhias de teatro, artes plásticas, circo, dança e outras áreas culturais, visto que o espaço está sendo reformado. A reunião foi sugerida pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL).

Fernanda declarou que o projeto “nasceu com a resistência” e ressaltou a preocupação com o sucateamento do Gasômetro e com o futuro dos grupos antes, durante e depois da reforma. “Além disso, o edital, que é anual, deveria ter saído este mês”, questionou a vereadora.

Robson Reinoso, representante da companhia Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela, falou pelos dez grupos contemplados, afirmando que lá ocorrem diversos cursos, oficinas e ensaios abertos à comunidade e que isso “torna Porto Alegre uma das mais importantes rotas artísticas do Brasil”. “Caso haja uma interrupção dessas atividades, todos saem perdendo. O patrimônio imaterial é tão importante quanto o material”, declarou Reinoso. Desde o lançamento do edital, em 2005, 95 grupos já foram beneficiados.

Questionado sobre a previsão de início das obras e realocação das companhias, o secretário adjunto da Cultura de Porto Alegre, Vinícius Caurio, alega que o espaço voltará a funcionar normalmente ainda neste ano. "Todos os acessos normais da Usina do Gasômetro estarão abertos assim que a obra do entorno (estacionamento e prainha) forem entregues, o que deve ocorrer ainda neste ano." Acrescentou que o projeto de revitalização da Usina (prédio) ainda não recebeu as peças dos projetos complementares, "e delas (peças) depende o início do processo de construção da licitação para a execução dos trabalhos". Sobre o edital de seleção, Caurio declarou: “Ele pode ser iniciado no próximo governo, já que o atual vale até maio de 2017”. Alexandre Dill, do Grupo Jogo de ExperimentAção Cênica, questionou o fato de ainda não ter sido divulgada nenhuma data, uma nova cláusula no edital que autoriza a retirada dos artistas sem aviso prévio, e o atraso no repasse de verbas para as companhias.

Vinícius Vieira, do Conselho Estadual de Cultura, sugeriu, como encaminhamento, propor um encontro de apresentação do projeto arquitetônico com a comunidade ainda este ano, mesmo que não esteja pronto. Fábio Cunha, presidente do Sated/RS, propôs que os artistas construíssem um edital em conjunto com a Secretaria e que ele fosse apresentado ao governo ainda neste ano. A vereadora Sofia Cavedon (PT) sugeriu uma audiência pública, como solução, e declarou que “é uma irresponsabilidade deixar os artistas nessa insegurança”.

Ao final, todas as sugestões de encaminhamento foram aceitas, e um documento por escrito dos participantes da Usina das Artes foi entregue à SMC. Também participaram da reunião os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Tarciso Flecha Negra (PSD) e Mendes Ribeiro (PMDB).

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)