Cidadania

Oliboni propõe criação de programa de incentivo à atividade física para idosos

Objetivo é melhorar a qualidade de vida, aumentar a autoestima e promover a integração social

Vereador ressalta que mais pessoas estão chegando à terceira idade no Brasil
Vereador ressalta que mais pessoas estão chegando à terceira idade no Brasil (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
Projeto de lei com a finalidade de instituir em Porto Alegre o Programa de Incentivo à Atividade Física de Idosos foi protocolado na Câmara Municipal pelo vereador Aldacir Oliboni (PT) nesta segunda-feira (13). O programa visa incidir na qualidade de vida por meio da atividade física regular, prevenindo doenças crônico-degenerativas, melhorando a autoestima e promovendo a integração social entre as pessoas da terceira idade.
Já está comprovado pela ciência que pessoas que se exercitam vivem mais e melhor. Oliboni diz que “a inatividade é o pior inimigo dos idosos”. Lembra que a atividade física regular produz adaptações no organismo que previnem doenças e mantêm habilidades funcionais que ajudam as pessoas a levar uma vida independente. 
Em Porto Alegre, em torno de 18% da população são de indivíduos de mais de 60 anos, afirma o vereador, destacando que a tendência é de ampliação desta faixa. Fenômeno semelhante ocorre com a população brasileira. Diante deste quadro, tornam-se necessárias políticas para a terceira idade, de acordo com Oliboni.

Arthur Danton (MTb 6195)