Tribuna Popular

ONG divulga trabalho de empoderamento feminino

Instituto Tulipa promove ações de forma voluntária. Projeto deste ano visa combate ao feminicídio.

Exposição e explanação sobre o Projeto "O Amor que Queremos" de empoderamento feminino. Na foto, a presidente do Instituto Tulipa, Milena Demaman.
Milena lembrou, na tribuna, que desenvolvimento de projetos recebe o apoio de voluntários (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Prevenção a relacionamentos abusivos e ao feminicídio são os objetivos do Projeto O amor que queremos, que vem sendo desenvolvido neste ano pela organização não governamental Instituto Tulipa. A proposta foi apresentada na tarde desta quinta-feira (6/6) a vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre por Milena Demaman. Ao falar, no período de Tribuna Popular da sessão ordinária, a presidente da ONG destacou o fato da atividade ser levada a comunidades porto-alegrenses de modo voluntário. “Tudo o que realizamos é feito sem verba, apenas com o apoio de pessoas e entidades”, destacou ao convidar todos a participarem.

Milena explicou que o trabalho do Tulipa em 2019 surgiu a partir de contato com a Delegacia da Mulher, quando foi informada do alto número de feminícidios registrados não apenas na Capital, mas no estado e no país. Uma das atividades d’O Amor que queremos, além de conversas feitas com comunidades sobre empoderamento feminino, é música do mesmo nome que está sendo lançada em redes sociais a partir desta quinta-feira. Este trabalho já teve um pré-lançamento na Usina do Gasômetro com muito repercussão, como salientou a presidente do Instituto. “A música quer que mulheres e homens percebam que o verdadeiro amor não machuca e não oprime.”

Calendário

Milena Demaman destacou ainda ao plenário que este projeto já foi apresentado em comunidade no Passo das Pedras. Neste sábado (8/6), a atividade será desenvolvida na Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, na Vila Ipiranga, e, no domingo (9/6), no Parque da Redenção. No dia 2 de julho, a apresentação será na Fundação O Pão dos Pobres Santo Antônio, na Cidade Baixa. Sempre que possível, como disse ela, além de roda de conversas sobre relações abusivas e feminicídio, é feito show com a presença dos artistas que compuseram e gravaram a música tema.

Repercussão   

Ao falar sobre o Instituto, Milena lembrou que a ONG surgiu em maio de 2017, sendo o seu primeiro projeto um workshop de customização de roupas e empreendedorismo realizado na Vila Cruzeiro. “Ficamos seis meses lá ensinando adolescentes a utilizarem roupas usadas e as deixarem como a queriam.” A proposta foi completada com desfile feito no Largo Glênio Peres, além da participação dos jovens em palestras e atividades culturais.

Em 2018, o Tulipa promoveu o Debut Encantado quando, com o apoio da Rede Bandeirantes e a partir de cartas de recebidas de todo o Rio Grande do Sul, foram selecionadas 20 meninas que receberam palestras sobre sexualidade, empoderamento, empreendedorismo e questões jurídicas, entre outras. Como salientou Milena, a atividade atingiu, além das debutantes, suas famílias – “mais de 250 pessoas foram impactadas” -, e culminou com um baile de gala. “Este projeto teve repercussão nacional”, destacou ela.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Projeto O amor que queremosempoderamento femininoInstituto Tulipa