Plenário

Parecer favorável a tombamento de escola tem empate nas comissões

Proposta do PSOL agora deverá ser apreciada pelos vereadores na Ordem do Dia.

Bancada do Psol ao microfone: vereadores Professor Alex, Roberto Robaina e Fernanda Melchionna
Bancada do PSOL é a proponente (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Parecer que aprova para votação por parte do plenário projeto de lei da bancada do PSOL, que tomba o imóvel sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Thereza da Silveira, foi aprovado em duas das comissões permanentes da Câmara Municipal de Porto Alegre e rejeitado em outras duas, tendo votação empatada em uma comissão. A votação do parecer, formulado pelo vereador Rodrigo Maroni (PR), da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi feita na sessão ordinária da tarde desta segunda-feira (17/4), durante reunião conjunta das comissões. Com o empate, o projeto deverá ser apreciado pelos vereadores do Legislativo da Capital na Ordem do Dia.

O objetivo da proposta, segundo a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), é resguardar a instituição na lista de patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre. A escola em questão está localizada na Rua Furriel Luiz Antônio Vargas, no Bairro Mont´Serrat, próximo à Avenida Carlos Gomes e a Praça Japão, e foi a última "brizoleta" construída pelo então governador do Estado Leonel Brizola, em 1963. Além de Fernanda Melchionna, integram a bancada do PSOL os vereadores Roberto Robaina e Professor Alex Fraga.

Na votação da reunião da comissão conjunta, rejeitaram o projeto as comissões de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) e de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab). A proposta foi aprovada pelas comissões de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) e Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh). O empate nos votos ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça. Nessa matéria, não participa da votação a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam). O projeto do PSOL ainda não tem data para ingressar na Ordem do Dia.  

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)