Tribuna Popular

Paróquia Aparecida da Restinga fala sobre projetos na comunidade

Centro Padre Leonardi desenvolve atividades de inclusão com jovens e adultos

Paródia N. Sra. Aparecida Restinga “Centro Social Pe. Pedro Leonardi”. Na foto, o Padre Claudionir Ceron.
Padre Claudionir mostrou prancha de skate que vem sendo feita na comunidade (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

As atividades desenvolvidas pelo Centro Social Padre Leonardi, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga, foram abordadas durante o período de Tribuna Popular, da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (24/8). O padre Claudionir Ceron, pároco da comunidade, utilizou o espaço para falar do trabalho social exercido pela entidade.   

Ao lembrar os 300 anos da Nossa Senhora Aparecida, o padre Claudionir destacou a importância do Centro Social Padre Leonardi, que atua na inclusão social de jovens e adolescentes, bem como adultos de baixa renda e dependentes químicos. Conforme o sacerdote, o centro administra programas educacionais, esportivos e culturais, com o objetivo de estimular e acolher a todos da comunidade. Ainda de acordo com ele, o centro já conta com uma escola de educação infantil e também trabalha na alfabetização para adultos, além de fornecer um refeitório solidário, que é gratuito para almoço de trabalhadores. 

Apostando em inovação, o padre afirmou que é importante ser criativo na elaboração de projetos. “Na paróquia construímos uma pista de skate, dentro desta pista se criou uma marca, a Nossa Senhora dos Skatistas”, explicou. A partir desta ideia, uma fábrica foi criada na paróquia para que jovens se qualifiquem na produção de skates para geração de renda.

Outro projeto mais ousado, de acordo com o padre, é o Cidade dos Anjos, proposta que pretende construir “casas/lares”, para acolher crianças e jovens, com hortas comunitárias e espaço de recreação. A expectativa da entidade é que em dezembro deste ano seja inaugurada a primeira dessas unidades. “As entidades precisam repensar em construir locais decentes de vida”, disse. Padre Claudionir também aproveitou para agradecer ao apoio dos vereadores e convidar a todos para participar da 6ª Corrida Pela Paz, que ocorre no dia 24 de setembro.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)