Pauta

Câmara receberá mostra de carros antigos neste domingo

O evento do Veteran Car Club ocorrerá das 9h às 16h, no estacionamento do Legislativo, e terá atrações musicais e food-trucks.

  • Presidente Varter participa de encontro de carros antigos na Camara.
    A edição da exposição realizada em abril deste ano (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Câmara de Vereadores terá exposição de carros antigos de diversas marcas no final de semana.
    Banner da mostra de domingo

A Câmara Municipal de Porto Alegre receberá, neste domingo (1º/7) pela manhã e à tarde, a exposição de carros antigos promovida pelo Veteran Car Club do Brasil–RS, Clube de Automóveis Antigos Rio Grande do Sul. Esta edição da mostra será um grande evento, com entrada franca, reunindo também brique, atrações musicais e food-trucks para os visitantes, das 9 às 16 horas, no estacionamento do Palácio Aloísio Filho (sede do Legislativo Municipal). Irão se apresentar cinco bandas: EletroAcordes, Pela Ordem, Base Sonora, Keep Rocking e Eletroválvulas.  

A exposição do Veteran é realizada na Câmara desde o ano 2000, sempre no primeiro domingo de cada mês, permitindo aos visitantes encontrar desde os primeiros automóveis fabricados pela Ford nos anos de 1926 e 1929 até as impecáveis coleções de fuscas, mantidas por colecionadores aficionados por carros. São considerados veículos antigos: motociclos, carruagens, automóveis, caminhonetas, caminhões, veículos militares e afins, com mais de 30 anos de fabricação, nacionais e ou estrangeiros.

Estes encontros, segundo os seus organizadores, servem para promover um contato mais próximo entre os colecionadores e apreciadores de veículos antigos. Presidida por Rodrigo Ruiz, a entidade é uma das pioneiras na preservação da história do automóvel no Estado e também realiza desfiles e disponibiliza literaturas e orientações técnicas.

O evento do Veteran Car Club já faz parte do calendário oficial de Porto Alegre desde 1996, quando o então presidente do Legislativo, vereador Isaac Ainhorn (PDT), aprovou projeto consolidando a atividade como uma atração turística da cidade. Atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Valter Nagelstein (MDB), lembra que a Casa é o anfitrião da atividade há 22 anos, emprestando o seu estacionamento para a exposição, porque reconhece a importância da entidade e do evento para a cidade.

Veteran Car Club

Fundado em 24 de novembro de 1979, o Veteran Car Club do Brasil - Clube de Automóveis Antigos Rio Grande do Sul é uma entidade sem fins lucrativos em busca da preservação do patrimônio automobilístico e sua história. Segundo seus integrantes, a entidade procura despertar o carisma pelo antigomobilismo, resgatando a história do automóvel e mostrando a sua evolução tecnológica e de design, de modo a sensibilizar a população e autoridades para a importância desta preservação para a memória da humanidade. Com este objetivo, o clube reúne inúmeros proprietários de veículos antigos em eventos diversos como eventos culturais, desfiles, exposições e viagens a outras cidades e estados, além das costumeiras reuniões mensais. 

Além da Câmara, a edição do evento deste domingo tem apoio dos Cozinheiros do Bem - que irão arrecadar agasalhos e alimentos não-perecíveis para doação - , e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A Câmara Municipal de Porto Alegre fica na Avenida Loureiro da Silva, 255, e conta com estacionamento para visitantes gratuito.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)