Plenário

Período de Comunicações destaca projeto Caminhos Rurais

Caminhos Rurais de Porto Alegre.
Nairo Guerisoli e Renata Fontoura falaram sobre o roteiro turístico (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

O turismo ecológico e a agricultura familiar foram algumas das questões abordadas no Período de Comunicações Temático da Câmara Municipal nesta quarta-feira (1º/6) sobre os Caminhos Rurais de Porto Alegre. A região, localizada no extremo sul da Capital, abrange 11 bairros e 13 propriedades rurais. Nessa área, há uma grande produção de alimentos orgânicos, cervejas artesanais, animais de granja, além de reservas ambientais e empresas sustentáveis.

A diretora administrativa do projeto Caminhos Rurais, Renata Fontoura, falou sobre o Juntos Para Competir, programa do Senar/RS que visa à capacitação técnica das áreas rurais do Rio Grande do Sul, pelo qual a zona sul da cidade é beneficiada. “Através dele, foram geradas muitas oportunidades de aprimoramento da produção agropecuária”, afirmou Renata. O diretor financeiro da rota turística, Nairo Guerisoli, declarou que a região possui o melhor remanescente de Mata Atlântica do Brasil: “Somos o pulmão verde de Porto Alegre”.

Diversos vereadores debateram o tema Caminhos Rurais. Reginaldo Pujol (DEM) disse que “a Câmara já discute há um tempo a questão da economia sustentável” e que o tema deveria entrar na pauta das reuniões da Cece. Engenheiro Comassetto (PT) declarou que escolheu morar na região dos Caminhos Rurais pela qualidade de vida na área, que “pode ser muito mais potencializada”. Dr. Thiago Duarte (DEM) falou sobre o protagonismo da região no turismo ecológico e sobre as empresas familiares: “Que essa área seja reconhecida no Estado e no país”, frisou. Adeli Sell (PT) defendeu a maior divulgação da zona rural, mostrando o que ela oferece para Porto Alegre. “A subsistência da agricultura familiar se dá através das pessoas que a consomem”, declarou.

Lourdes Sprenger (PMDB) apontou a necessidade do cuidado com os animais no desenvolvimento turístico. "Quando acontecem maus-tratos, pessoas comprometidas com a causa animal não retornam ao lugar", disse ela. Já Jussara Cony (PCdoB) abordou a necessidade do conhecimento para a preservação ambiental. "Conhecer a natureza é um fator de preservação, pois quem conhece ama, quem ama cuida, e quem cuida preserva", disse. Para Sofia Cavedon (PT), a agricultura familiar também pode ser fortalecida. "Coloco como desafio a realização de uma Feira da Agricultura Familiar no Largo Glênio Peres", sugeriu. Por sua vez, Rodrigo Maroni (PR) disse ser fundamental "o papel dos representantes dos Caminhos Rurais na preservação ambiental."

Clàudio Janta (SD) ressaltou que as regiões sul e sudeste de Porto Alegre "têm a peculiaridade de ter a calma do campo muito perto do centro da cidade". Afirmou que o retorno da zona rural foi um reconhecimento da cidade aos produtores primários da Capital. Valter Nagelstein (PMDB) destacou que, quando foi titular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), teve oportunidade de articular a volta da zona rural. "Foi uma conquista histórica da cidade. O conceito de zona rururbana, implantado pelo Plano Diretor, foi um equívoco e precisou ser revisado."

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
          Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)