Cultura

Pessoas com deficiência são o foco de exposições fotográficas na Câmara

  • Mostra fotográfica "Na Casa dos Meninos".
    Imagens mostram cotidiano da Casa do Menino Jesus de Praga (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • Exposição "Navegue na Inclusão".
    Jovens com deficiência fotografaram a capital durante passeio de barco (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Duas exposições, de e sobre pessoas com alguma deficiência, estão disponíveis para visitação, até o dia 29 de março, na Avenida Cultural Clébio Sória, andar térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre. Uma delas, intitulada Navegue no Click, faz parte da oficina de fotografia Click Inclusão, do Espaço T21, e mostra fotos tiradas por cinco jovens com deficiência. A outra, Na Casa dos Meninos, exibe registros do fotógrafo João Vicente, dentro da instituição Casa do Menino Jesus de Praga, localizada na capital, e que promove atendimento especializado a crianças especiais. 

“Eu visitei e vi muita cor na Casa do Menino Jesus de Praga. Registrei o sorriso dos meninos, a atenção dos terapeutas, o carinho entre eles”, expressa o fotógrafo Vicente no banner de abertura da exposição Na Casa dos Meninos. Nas 19 imagens expostas, o fotógrafo traz a realidade, em cores, do cotidiano da Casa, de como ela é por fora e por dentro, dos sorrisos dos jovens que são atendidos nela.

Na outra metade da mostra estão 10 fotos, no tamanho 30x40, tiradas por alunos com alguma deficiência intelectual da oficina Click Inclusão. Como parte das aulas, os jovens fizeram saídas fotográficas na Orla do Guaíba, e também reproduziram a vista da cidade a partir de um passeio no barco Cisne Branco, momento que deu nome à exposição - Naveque no Click. Têm a paternidade das fotografias os seguintes autores: Bernardo Kvitko, Gabriela Rivatto, Guilherme Santos, Igor Machado e Rosi Nara de Assis.

A visitação, com entrada gratuita, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Mais informações: (51) 3220-4318 (Memorial). 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)