Música

Picumã lança primeiro CD no Teatro Glênio Peres

O quinteto instrumental fará shows nestas quinta e sexta-feira

Instrumental Picumã se apresentará na II Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres
A banda mescla música regional gaúcha com ritmos de países vizinhos, salsa, choro e jazz. (Foto: Divulgação)

O Instrumental Picumã fará dois shows com entrada gratuita, nestas quinta e sexta-feira (8 e 9/12), às 20 horas, na II Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre. O grupo, surgido há três anos, vai lançar seu primeiro álbum, gravado em fevereiro passado por meio de um projeto de financiamento coletivo.

Cinco músicos atuantes no Rio Grande do Sul formam o Picumã: Texo Cabral (flauta), Paulinho Goulart (acordeon), Matheus Alves (guitarra semi-acústica), Miguel Tejera (baixos elétrico e acústico) e Bruno Coelho (percussão). Eles mesclam a música regional gaúcha com influências de culturas de países vizinhos. Milonga, candombe, chacareira e tango se fundem com salsa, choro e jazz, definindo a identidade da banda. Clauber Scholles assina a técnica de som.

Totalmente independente, o CD foi gravado em estúdio, porém ao vivo, para manter a espontaneidade em cada execução. Nos shows no Teatro Glênio Peres, o Picumã vai mostrar 10 composições próprias e criadas em parceria com outros músicos. A classificação etária é livre.

Ingressos e acesso

As entradas para as duas apresentações devem ser retiradas na Seção de Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255, térreo), das 9 às 12 e das 14 às 18 horas, ou no saguão do Teatro Glênio Peres uma hora antes das apresentações. O público deve entrar pelo pórtico lateral da Câmara, pois a portaria da rampa principal fica fechada à noite. Assim como os ingressos, o estacionamento é gratuito.  

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)