Plenário

Placa informativa em táxis é aprovada por unanimidade

Haroldo de Souza Foto: Elson Sempé Pedroso
Haroldo de Souza Foto: Elson Sempé Pedroso

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira (23/5)  projeto de lei do vereador Haroldo de Souza (PMDB) que permite o uso de placa informativa nos táxis, quando esses estiverem livres para o transporte de passageiros. Pela proposta, a placa deverá conter a palavra LIVRE, com as letras na cor preta, medindo 11,5 centímetros de altura.

Além disso, os letreiro deverá conter espaçamento de cinco centímetros nas margens inferior e superior, localizar-se no quebra-sol direito do táxi e ser configurada na cor branca, no tamanho de uma folha A4 (21 x 29,7cm). A lei define que a placa é de responsabilidade do taxista.

"Quando precisamos de um táxi, não sabemos se ele está ocupado ou não. Muitas vezes temos que colocar em risco nossas vidas, indo até praticamente o meio da avenida para termos visibilidade do interior do veículo, e, mesmo assim, nem sempre conseguimos enxergar. Em dias chuvosos, então, a situação fica ainda mais difícil", justifica Haroldo.

O projeto, segundo o vereador, visa a facilitar a visibilidade dos passageiros que buscam transporte por táxis, ajudando-os a saber se o táxi encontra-se livre ou ocupado. A intenção, diz Haroldo, não é a de exigir que todos os taxistas tenham que usar essa placa, mas deixar a decisão a critério de cada motorista.

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof . 6881)