Plenário

Câmara homenageia EPA pelos 21 anos

  • Homenagens aos 21 anos da Escola Municipal Porto Alegre. Na foto: Vereador Guilherme Socias Villela, vereadora Sofia Cavedon, diretora da Escola Municipal Porto Alegre Jaqueline Junker, aluno da Escola Municipal Porto Alegre Rodrigo Collares e professor da Escola Municipal Porto Alegre Renato Farias dos Santos
    Escola recebeu homenagem na sessão desta quarta-feira (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
  • Homenagens aos 21 anos da Escola Municipal Porto Alegre. Na foto: Diretora da Escola Municipal Porto Alegre Jaqueline Junker
    Jacqueline Junker destacou a luta para manter aberta a escola que dirige (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) foi homenageada no período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quarta-feira (31/8) pelos 21 anos de fundação completados ontem. A EPA atende jovens e adultos em vulnerabilidade social oferecendo estudo e atividades de recreação e é administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

A vereadora Sofia Cavedon (PT), que havia proposto a homenagem no ano passado, falou em nome da Mesa Diretora da Casa para parabenizar a Escola “por achar um destino para quem havia perdido o rumo depois de ter saído de casa pelos mais variados motivos”. A EPA possui uma metodologia “essencial, especial e voltada para as pessoas em situação de rua” e adequou seu currículo com espaços de aprendizagem sobre jardinagem, informática e reciclagem. “Ela tem sido a ponte para a saída da rua de muitas alunas e alunos, por isso essa Câmara respeita e aprova vocês” afirmou Cavedon, aos professores e alunos presentes no Plenário Ana Terra.

A diretora da Escola, Jacqueline Junker, agradeceu a homenagem e a acolhida recebida na luta pela sobrevivência do EPA em novembro de 2014 quando a Prefeitura informou que a Escola seria fechada para a abertura de uma creche. “Apesar de o governo municipal considerar a escola descartável, a sociedade civil, a Câmara e outras instituições lutaram para mantê-la aberta”. A diretora salientou que graças a uma ordem judicial que declarou que a EPA deve manter sua identidade e territorialidade que ela não foi fechada. “A Justiça fez justiça”, ponderou Jacqueline, ao salientar que todos que passaram pela instituição nestes 21 anos tinham um ponto em comum: lutar pela justiça social e por igualdade. "É só isso que os estudantes querem. Nós, professores, saímos de lá diferentes todos os dias porque aprendemos a olhar uma cidade que ainda não conhecíamos”, encerrou.

O vereador Adeli Sell (PT) destacou a importância da educação e lamentou o descaso que ela sofre aqui no Rio Grande do Sul, e deu como o exemplo o corte de verbas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). “Mães e pais têm que trabalhar e não têm como cuidar. É por isso que precisamos da Escola Porto Alegre e de mais escolas infantis. Deixar de gastar com supérfluos”, afirmou Adeli. Mas ressaltou que “não adianta só construir; tem que ocupar aquilo que já tem construído”. Por fim, lembrou do educador Paulo Freire e criticou o projeto Escola Sem Partido: “É uma cretinice total”. 

Prof. Alex Fraga (PSOL) disse que vivemos, atualmente, “momentos extremamente complicados na educação nacional, uma onda de conservadorismo e retrocesso”, também mencionando o Escola Sem Partido: “São de partidos que proíbem as discussões”, declarou, e afirmou que é fundamental a discussão para se entender o contexto social em que o indivíduo está inserido: “Precisamos conhecer a história do nosso país”.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
           Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)