Plenário

Discursos de Lideranças

 Os vereadores se manifestaram nesta quinta-feira (30/3), no período de Lideranças, sobre os seguintes assuntos:

SMAM - Beto Moesch (PP) retornou à Câmara nesta quinta-feira e confirmou que continuará no comando da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), abrindo mão de se candidatar a deputado estadual em outubro próximo. Observou que pretende ajudar o prefeito Fogaça a consolidar uma política ambiental para a cidade. Conforme ele, Porto Alegre foi pioneira na defesa do meio ambiente, mas hoje não desponta mais nesta área. “Vamos ficar na Smam para fazer uma verdadeira e eficaz política ambiental.” (MM)

RECICLAGEM - Angélica Konzen (PMDB) defendeu projeto de sua autoria protocolado ontem prevendo incentivo aos catadores e reclicadores de lixo. Conforme ela, a proposta busca dar dignidade à atividade e garantir uma vida melhor para as pessoas que vivem do lixo urbano. “Não basta tirarmos os catadores do trânsito.” Acrescentou que já há dois empresários chineses interessados em investir no projeto, fornecendo equipamentos para recolhimento do lixo que dispensam a tração animal. “Isso vai melhorar a vida dos catadores e reduzir o caos no trânsito. (MM)

SEGURANÇA – Adeli Sell (PT) manifestou indignação com o clima de insegurança na cidade, que fez mais uma estudante vítima fatal de bandidos, na noite desta quarta-feira (29/3), no bairro Intercap. “Quem é o secretário de Segurança do Rio Grande do Sul”, indagou o vereador, ao assinalar que o crime ocorreu a poucos metros da 15ª Delegacia de Polícia e da 2ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar. “Não vamos nos calar diante dessas mortes e do crime organizado”, acrescentou, abordando também os roubos recentes de vales-transporte na Prefeitura e de equipamentos no Araújo Viana. (AB)

SEGURANÇA II - Maristela Maffei (PSB) lamentou a falta de iniciativas governamentais para reduzir a criminalidade. “Não vejo as mesmas vozes que antes se faziam aqui, em todos os movimentos”, ironizou, lembrando das críticas recebidas pela Frente Popular quando governava o Estado e a cidade. Maristela disse desconhecer a razão pela qual José Otávio Germano entrou na Secretaria de Segurança, mas saber que saiu para concorrer a uma vaga na Câmara. “Só gostaria de saber se a plataforma dele é a segurança” ironizou. A vereadora também anunciou que solicitará à Prefeitura a lista de CCs que estão recebendo horas-extras. “Esses desqualificados estão recebendo dinheiro para deixar a cidade como está”, criticou. (AB)

CONFERÊNCIAS – Clênia Maranhão (PPS) disse ser inconcebível a situação de insegurança urbana que vivemos. A vereadora informou que a Prefeitura está organizando conferências com a participação das comunidades, buscando ações conjuntas na prevenção da violência urbana. “Jamais nos omitimos em enfrentar os problemas da população. Os vereadores da oposição, ao invés de só criticarem, devem participar dessas iniciativas.” Clênia ainda falou de sua estranheza quanto à atitude da vereadora Maristela Maffei (PT) em chamar de desqualificados os líderes comunitários que têm opção política. “É uma agressão e um desrespeito à liberdade individual.” (RS)

CANDIDATURA – Maurício Dziedrick (PTB) anunciou que assumirá a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) no lugar de Cássia Carpes (PTB), que voltará para a Câmara Municipal e concorrerá a deputado estadual em outubro próximo. Maurício disse que, embora tivesse a intenção de candidatar-se a deputado estadual, atende ao chamado de seu partido, que lhe deu essa missão e demonstra lealdade com o compromisso assumido com o prefeito José Fogaça. (RS)

FALSIDADE – Raul Carrion (PCdoB) disse ser “hipócrita, falsa e eleitoreira” a indignação da oposição quanto à quebra do sigilo bancário do caseiro Nildo, em Brasília. “O meu partido e o Governo Lula repudiam qualquer quebra de sigilo, tanto que o ministro da Fazenda foi demitido. No entanto, pergunto onde estava a indignação republicana quando diversos sigilos foram quebrados pelas CPIs.” Carrion citou o deputado Onix Lorenzoni, líder do PFL na Câmara, que teria vazado à imprensa dados sigilosos do ex-deputado José Dirceu. Também lembrou a violação do painel do Senado pelos senadores Antônio Magalhães e José Roberto Arruda, ambos do PFL. (RS)

MÍNIMO – José Ismael Heinen (PFL) criticou o novo salário mínimo que entrará em vigor no dia 1° de abril, que, segundo ele, é uma demagogia e uma armadilha para os aposentados. Observou que apenas os que ganham o salário mínimo serão beneficiados, enquanto os demais aposentados ficarão apenas com o índice do INPC, que é de 4,2. Afirmou que o governo federal está sonegando o direito adquirido dos aposentados ao não conceder igual percentual. Também criticou o presidente Lula pela reforma do Palácio da Alvorada, que custou R$ 18 milhões. “O presidente precisa divulgar o nome dos empresários que pagaram as obras.” (VBM)

Rejane Silva (reg. prof. 6302)
Andréia Bueno (reg. prof. 8148)
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)