Plenário

IDC recebe homenagem

Representantes do IDC exibem diploma recebido da Câmara Municipal Foto: Elson Sempé Pedroso
Representantes do IDC exibem diploma recebido da Câmara Municipal Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre destinou parte do período de Comunicações da sessão desta quinta-feira (30/3) para homenagear os 43 anos do Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC), os 28 anos da Revista Cultura e Fé e a fundação da Faculdade de Filosofia do instituto. A solenidade foi proposta pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), que destacou a contribuição do IDC à sociedade e entregou diplomas alusivos à data aos representantes da entidade.

 Bins Ely lembrou que a história do IDC começou em 1962 para difundir a cultura alicerçada na fé, oferecendo também cursos de extensão de qualificação e preparação para concursos públicos da área jurídica. Em 1978, a instituição criou a revista Cultura e Fé, sobre temas da atualidade. Recentemente, o IDC recebeu a autorização do Ministério da Educação para fundar sua Faculdade de Filosofia. “A Câmara manifesta seu reconhecimento pela força e a grandeza do IDC”, disse.

O presidente do IDC, Sérgio Almeida de Figueiredo, manifestou sua alegria pela homenagem. “Esse momento demonstra que a sensibilidade com o social não desapareceu de um parlamento com mais de 200 anos”, afirmou. Figueiredo anunciou que o IDC planeja lançar novos cursos de extensão, em áreas como bioética e política, “acessíveis a qualquer pessoa que busque crescimento intelectual”.

Pelas suas bancadas, discursaram os vereadores Luiz Braz (PSDB), Raul Carrion (PCdoB), Clênia Maranhão (PPS), Carlos Comassetto (PT) e Beto Moesch (PP). Além do diretor do IDC e do presidente da Câmara, Dr. Goulart (PDT), compuseram a Mesa o padre Arthur Rocha Morsh, fundador da Revista Cultura e Fé, o vice-diretor da Faculdade de Filosofia do IDC, Domingos Culpo, e o vice-presidente do IDC, Pedro Montenegro Barbosa.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)