Plenário

Lideranças

Sofia Cavedon Foto: Lívia Stumpf
Sofia Cavedon Foto: Lívia Stumpf

Nos tempos de Liderança da sessão desta segunda-feira (8/3), os vereadores de Porto Alegre discorreram sobre os seguintes assuntos:

MULHER - No Dia Internacional da Mulher, Sofia Cavedon (PT) clamou por liberdade para as mulheres de todas as idades em todos os âmbitos. Lembrou das mães meninas que não podem estudar porque precisam cuidar do filho e da casa; da gestante que faz um aborto clandestino colocando sua vida em risco porque o aborto ainda é crime; das mulheres que esperam uma vaga no posto de saúde; das prostitutas expostas a riscos e ao preconceito; e da mulher subjugada e vítima de violência doméstica, entre tantas. A vereadora criticou a mercantilização do corpo feminino. "As mulheres são listadas como preferência dos homens, junto com a cerveja e o futebol", lamentou. (CB)

MULHER II - Dr. Thiago Duarte (PDT) disse que mais importante do que descriminalizar o aborto - que defende -, é facilitar às mulheres o acesso a métodos eficazes de contracepção, "para que não precisem abortar". Segundo o vereador, o planejamento familiar leva à escolha livre e consciente de uma gravidez, que, na sua opinião, deve ser uma opção, uma conquista. "A mulher não pode ser escrava da gravidez", frisou. Para Dr. Thiago, a sociedade deve avançar para que o Dia Internacional da Mulher seja todos os dias. O vereador e médico lembrou que, em sua vida profissional, observa o papel fundamental da mulher, que impulsiona a família a tratar da saúde, por exemplo. (CB)

MULHER III - Fernanda Melchionna (PSOL) manifestou desaprovação com a imagem da mulher difundida em uma propaganda de cerveja, na qual uma das personagens dá a entender que deixou o marido ou namorado assistir ao jogo de futebol porque este lhe emprestou o cartão de crédito. Segundo a vereadora, esse tipo de propaganda "reforça a condição dependente das mulheres em relação aos homens". Fernanda também cobrou o cumprimento de lei de Maria Celeste (PT) que proíbe a exposição do corpo da mulher em outdoors e pediu apoio a projeto de sua autoria que proíbe imagens de mulheres em propagandas de estabelecimentos que oferecem serviços sexuais, como casas de massagem. (CB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)