Plenário

Novos projetos em tramitação

Começaram a ser avaliados pelo plenário da Câmara Municipal, em período de discussão preliminar de pauta, nesta segunda-feira (12/3), os seguintes projetos de lei:

CIDADANIA I – Carlos Comassetto (PT) apresenta o Prêmio de Cidadania e Direitos Humanos Herbert de Souza à Enid Diva Marx Backes, na modalidade Personalidade, à União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), na modalidade Entidade, e à Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), na modalidade Empresa. Natural de Santa Cruz do Sul, Enid foi militante do Movimento Estudantil, do Movimento Feminino pela Anistia e de movimentos populares. Foi também coordenadora do Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre e atuou na luta sindical.

CIDADANIA II - Fundada em 1983, com a participação de lideranças comunitárias, a Uampa trabalha em defesa da moradia popular e da reforma urbana, e é filiada a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam). Com direitos de exploração e produção de energia elétrica no estado, a CGTEE foi constituída em julho de 1997 e desde então vem desenvolvendo projetos na área de responsabilidade social e ambiental, entre os quais o Canoagem na Escola, Xadrez nas Escolas, Tijolo Cinza-Cal e Auto-sustentação e produção agroecológica do Quilombo dos Alpes.

CIDADÃO – Márcio Bins Ely (PDT) solicita o título de Cidadão de Porto Alegre a Ederon Amaro Soares da Silva. Natural de General Câmara, advogado, o homenageado é atualmente presidente da Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan), e conselheiro da Associação de Juristas Católicos do RS (AJCRGS). Silva foi também fundador e presidente do Serviço Social da Habitação do Rio Grande do Sul (Secovimed/RS) e presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do RS (Creci/RS).

HONRA – José Ismael Heinen (PFL) propõe o Troféu de Honra ao Mérito ao Instituto Espírita Dias da Cruz. Sustentado por doações da comunidade e prestação de serviços de voluntários, o Instituto dispõe de abrigo noturno masculino e feminino, creche, cursos profissionalizantes, distribuição de roupas a recém-nascidos e a necessitados, serviços médico e odontológico e grupo de trabalhos mediúnicos e orientação espiritual com 27 grupos, entre outros serviços.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)