Plenário

Projeto denomina rua no Bairro Coronel Aparício Borges

Movimentações em plenário.  Vereador Marcio Bins Ely.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Está tramitando, no Legislativo Municipal, o projeto de lei que denomina Rua Sargento Diomar Rodrigues Moura o logradouro conhecido como Rua C Um – Vila São Miguel –, localizado no Bairro Coronel Aparício Borges. A proposta, de Márcio Bins Ely (PDT), visa homenagear o sargento por seu trabalho realizado.

Natural de Santana do Livramento, Diomar Rodrigues Moura residiu oito anos na fazenda da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, quando se mudou para o município de Dom Pedrito, interior do estado. Aos 18 anos, ele veio para Porto Alegre, onde exerceu diversas profissões. Em 1982, Moura ingressou em um curso da BM. Logo depois, foi lotado para servir como soldado no CMM/RS de Porto Alegre, até sua aposentadoria.

O sargento chegou a trabalhar em Cidreira, na colônia de férias da associação dos cabos e soldados da BM, onde foi Chefe dos Garçons. Nesta época, a justificativa da proposta aponta que Moura passou a residir na Vila São Miguel (antigo Bairro Partenon), lugar em que foi um dos fundadores da Associação Comunitária Primavera. A partir do trabalho no local, seu empenho permitiu avanços na região, tais como saneamento básico, asfalto e reivindicações para que o transporte público da região chegasse até o atual fim da linha, na rua Saibreira.

O reconhecimento do trabalho de Moura chegou às autoridades da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (ABAMF). Com isso, ele desempenhou o cargo de diretor na instituição pela qual atuou em diversas funções, até após sua aposentadoria da BM, encerrando sua carreira na graduação de segundo-sargento. Ao tomar conhecimento das dificuldades financeiras dos colegas, como diretor financeiro da ABAMF, Moura buscou medidas que ajudassem a sanar os problemas de seus companheiros. Em 1988, um armazém foi inaugurado na casa do sargento e de sua esposa. Já no primeiro ano do negócio, Moura distribuiu gratuitamente mais de 500 pacotes de doce no Dia da Criança, gesto que repetiu por mais de duas décadas. 

"Devido ao seu trabalho humanitário, tornou-se uma pessoa muito especial, não só para seus colegas, mas também para seus superiores. Em vida, foi notado não somente por autoridades civis, mas também por militares e pela comunidade. De tal modo, tornou-se uma pessoa querida dentre todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo", declara Bins Ely. Diomar Rodrigues Moura faleceu em 19 de dezembro de 2016.

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)